Os números referentes ao desempenho da cooperativa nesse último exercício estão sendo apresentados por gestores diretamente aos produtores cooperados em reuniões de prestação de contas em 46 municípios dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A agenda começou no dia 25 de janeiro e se estende até 4 de fevereiro.

Pauta – Além de prestar contas, as reuniões têm a finalidade de debater vários outros assuntos relacionados à cooperativa e o setor agropecuário, incluindo projeções de mercado para as principais commodities, e abrir espaço para que os produtores participem, fazendo suas considerações e sanando dúvidas. Ao todo, a Cocamar possui 87 unidades operacionais que atendem a 14 mil cooperados.

Expansão – O faturamento em 2018 foi turbinado por uma grande safra de soja, seu principal produto – a Cocamar registrou o recebimento recorde de 1,332 milhão de toneladas –, a expansão das vendas de insumos (que alcançaram, igualmente, o recorde de R$ 1,238 bilhão), com crescimento de participação no mercado, e a consolidação da presença da cooperativa em negócios nos quais ingressou nos últimos anos: concessão de máquinas agrícolas, rede de postos de abastecimento, moinho de trigo e, mais recentemente, produção de sementes de soja e trigo.

Novas regiões- O ano de 2018 foi marcado, também, por uma forte expansão regional. A Cocamar adquiriu seis estruturas de atendimento da cooperativa Cofercatu, no norte do Estado, e outras quatro unidades de outra cooperativa, a Copagra, no extremo-noroeste. De quebra, ampliou sua presença no Mato Grosso do Sul, abrindo uma loja agropecuária em Naviraí, onde passou também a receber grãos em parceria com uma cooperativa local. Ainda no ano passado a Cocamar concluiu a ampliação de sua capacidade estática de armazenagem, que subiu de 1,1 milhão para 1,6 milhão de toneladas.

Fonte: Assessoria Cocamar