Com a tradição de investir na formação de seus gestores, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial está promovendo, em parceria com o Unicuritiba, um curso para avançar ainda mais nesse objetivo.

Parceria – Aos 55 anos, a Cocamar faz história e se projeta entre as maiores cooperativas do país. E, com a política de formar os seus executivos, sabe que é preciso investir constantemente no desenvolvimento desse capital humano. Indicado pelo Serviço Social de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), o Unicuritiba faz parte de um seleto grupo de instituições brasileiras aptas a executar esse tipo de programa. Fundado em 1950, conta com estrutura própria direcionada ao atendimento das necessidades das empresas e dos profissionais que almejam essa qualificação.

Desafio – “Na constante busca pelo crescimento, temos também o desafio de investir na formação de nossos profissionais”, declara o vice-presidente da cooperativa, José Cícero Aderaldo. Ele e o presidente Divanir Higino são prova disso. Ambos construíram suas carreiras na organização, começando praticamente do zero, assim como aconteceu também com os superintendentes e o quadro gerencial.

Conduzir as mudanças– “Nós precisamos olhar para a frente, e olhar para a frente num mundo que é dinâmico, volátil, em que está havendo mudanças cada vez mais aceleradas”, assinala o coordenador do curso, Wagner Weber. Ao lado do pró-reitor e diretor de Educação Executiva do Unicuritiba, André Resende, Weber explica ser preciso formar pessoas para conduzir as mudanças. “Não podemos nos adaptar às mudanças, aqueles que vão liderar têm que conduzi-las e precisam estar à frente delas”.

Sucessão – Resende se recordou das palavras do vice-presidente, no evento de abertura do curso, na qual ele disse ser necessário aperfeiçoar talentos que possam servir na sucessão de todos os cargos da empresa. “Estar fazendo parte da história da Cocamar, no aprimoramento de seus profissionais, é suficiente para saber que estamos no caminho certo”, afirma Resende, complementando: “não queremos oferecer apenas mais um curso e, sim, um programa que foi construído a muitas mãos para atender necessidades específicas”. Segundo ele, o perfil do

Unicuritiba é de excelência: “nossa qualidade é percebida em todos os níveis de ensino”.

Customizado – Denominado Avance Executivo Programa in Cooperativismo (AEPC), o curso foi estruturado de maneira customizada para, segundo o programa, “praticar uma liderança inspiradora, aplicar as melhores práticas de gestão, visualizar a empresa sob nova perspectiva, assumir um foco em controle gerencial e desenhar uma nova estrutura da empresa”.

Estrutura – As aulas são presenciais, ministradas em Maringá, com total de 220 horas, por mestres e doutores “de elevada competência científica, experiência empresarial, capacidade de comunicação e eficácia pedagógica”, de acordo com o programa. O curso compreende quatro eixos: liderança e comportamento, gestão corporativa, práticas de gestão e estratégia e criação de valor, incluindo o módulo internacional a ser realizado na BarcelonaTech – Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha.

A instituição – A BarcelonaTech oferece 65 cursos de graduação, 83 programas de mestrado e 49 doutoramentos aos seus mais de 30 mil estudantes. Em 2017, figurou entre as 50 melhores universidades do mundo na QS World University Ranking e, desde 2011, é classificada como a primeira universidade europeia em mestrados “Erasmus Mundus”.

Viagem – O módulo internacional do curso prevê duas atividades, em especial: a continuação do módulo de “business simulation”, com a orientação dos professores Samir Bazzi (Unicuritiba) e Marc Bará Iniesta (BarcelonaTech); e a realização de visitas técnicas em ambientes voltados para o cooperativismo, com a expectativa de ampliar ainda mais os horizontes quanto a atuação de cooperativas europeias. As visitas serão acompanhadas por professores da BarcelonaTech e dois professores brasileiros para oferecer suporte às demandas que possam surgir na viagem.

Investimento e retorno – Entre os participantes do curso, o gerente de armazenagem e transporte, Ezequiel Scopel, enfatiza: “É uma iniciativa excelente, que vai nos trazer muito conhecimento para utilizar no dia a dia com as nossas equipes. Um investimento que a Cocamar está fazendo de forma bem assertiva, e que vai retornar de forma significativa”. Para Scopel, o curso vai aprimorar o modelo de gestão e contribuir para mudança da cultura organizacional, com o aprendizado de novas ferramentas e metodologias de trabalho.

Up-grade – Sobre o módulo internacional, Scopel define que “vai trazer um ‘up-grade’ na nossa formação, com a oportunidade de conhecer ferramentas de gestão e negócios para aplicar na Cocamar. São excelentes expectativas e estamos bem animados para avançar nessa oportunidade que a Cocamar está nos proporcionando”.

 

Fonte: Imprensa Cocamar