Uma colheita de milho segunda safra 2019/20 avançou apenas um ponto percentual no Paraná, na variação semanal, para 4% da área, e segue com atraso em relação ao mesmo período da temporada passada, quando os trabalhos são realizados 34% da área, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.

A colheita do cereal em 2019 foi antecipada devido a uma antecipação histórica da safra de soja, colhida antes do milho. Na última semana de 2018, os produtores tinham colhido 2% da área.

Segundo o levantamento, 44% das lavouras estão em boas condições, 39% são monitoras de mídia e 17% ruínas. As lavouras em piores condições são como a perda de gravação.

A avaliação de qualidade é semelhante à verificada na semana anterior, mas está muito abaixo das condições da “safrinha” de 2018/19, quando 82% das lavouras eram consideradas boas.

No trigo, o plantio avançou sete pontos percentuais na variação semanal, para 89% da área estimada no Paraná – principal Estado produtor da cultura.

Em relação à safra passada, no entanto, a taxa de juros está atrasada, dois pontos percentuais abaixo da média registrada nesta época, de acordo com o Deral.

 Fonte: Reuters