De acordo com o informativo do Departamento de Economia Rural (Deral), após duas semanas de atraso teve início a colheita de trigo no Paraná. Até a segunda-feira (03/09), 2% da área total semeada com trigo já havia sido colhida. Em contrapartida, no mesmo período do ano passado a colheita já chegava atingia uma área equivalente a 16% do total.

As lavouras paranaenses sofreram com as adversidade climáticas, a estiagem nos meses de abril e maio adiou o início da janela de semeadura. Além disso, na última semana uma geada assolou as áreas semeadas com o cereal.

Com isso, o índice de lavouras em condições ruins é de 22% e em condições medianas 36%. Conforme o Deral, menos da metade das áreas (42%) está em situação avaliada como boa. A colheita espelha os diversos problemas enfrentados durante o ciclo da cultura.

Tais condições preocupam produtores e também o mercado em geral, pois o estado é atualmente o maior produtor nacional de trigo. Nos últimos meses o Deral reduziu sua estimativa inicial de produção em 3 milhões de toneladas.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná