A colheita da safra 2017-2018 teve um aumento de três pontos percentuais em relação à semana passada (23/03), alcançando 78% da área. Este aumento poderia ser maior não fosse o interesse dos produtores em retirar a soja com mais rapidez, em detrimento da colheita do milho.

Mesmo assim o atual índice coloca esta safra bem à frente da média em termos de colheita. As produtividades obtidas até aqui têm surpreendido em alguns casos, pois não são raros os que conseguiram produtividades acima dos 10 mil kg/ha, fato que contrabalança com os eventuais casos de lavouras prejudicadas pelo clima, fazendo com que a média estadual se situe, até aqui, ao redor dos seis mil kg/ha.

As lavouras mais tardias, cerca de 10% do total, também se encontram em boas condições, embora em algumas áreas das regiões Campanha e Sul seja notada uma diminuição nas expectativas dos rendimentos devido à falta de chuvas mais abundantes.

Já os preços seguem respondendo positivamente, marcando novamente alta no preço médio da saca de 60 quilos. O aumento desta vez foi de 4,20%, passando para R$ 33,26.

Fonte: Emater/RS