A empresa Perdigão fechou o ano de 2001 com faturamento bruto de cerca de R$ 2,8 bilhões, valor 35% superior em relação ao ano de 2001. O crescimento das vendas da empresa no mercado interno foi de 12,9% se comparado ao ano de 2000, somando R$ 1,75 bilhão. As exportações alcançaram R$ 1,034 bilhão, correspondendo a um percentual 102 % acima do verificado no ano anterior.
A empresa conquistou novos mercados expressivos principalmente na Europa, graças aos preços competitivos e à qualidade dos produtos. Algumas unidades da empresa já receberam certificação internacional de qualidade que, entre diversos itens, considera a prática de rastreabilidade animal adotada pela companhia em parceria com seus produtores integrados como um importante diferencial de mercado.
No quarto trimestre de 2001, isoladamente, o faturamento bruto da Perdigão situou-se em R$ 876,5 milhões, o que representa um salto de 39% ante a igual período do ano anterior. No mercado interno, o crescimento foi de 16,3% (R$ 555,7 milhões), enquanto as exportações evoluíram 110% em relação ao mesmo período de 2000, chegando a R$ 320,8 milhões.
Os resultados positivos no último trimestre de 2001, que reforçam o bom desempenho da empresa nos trimestres anteriores, devem-se aos constantes investimentos na melhoria das linhas de produção em todas as plantas da companhia e à adequação dos produtos às tendências do mercado consumidor, além do lançamento de novos itens durante todo o ano. Os produtos de maior valor agregado, como pratos prontos congelados (massas e carnes) que ganham força no mix da Perdigão, conquistam cada vez mais espaço no cardápio caseiro dos brasileiros, que precisam equilibrar o tempo dedicado na preparação das refeições e às atividades profissionais.

A empresa não para por aí. Fiel ao compromisso de oferecer qualidade e praticidade ao consumidor, independente do hábito alimentar da região em que ele esteja, a Perdigão está desenvolvendo a Operação Verão 2002 – a Perdigão faz o seu verão mais gostoso. Um Esta operação consiste em um conjunto de ações criadas para facilitar a vida dos turistas.
Quem estiver viajando não vai ter dificuldade para encontrar nas gôndolas das lojas, supermercados e nos serviços da rede hoteleira a extensa linha de produtos da empresa, garantindo uma alimentação leve e saudável e possibilitando mais tempo livre para aproveitar as praias.
Uma equipe de promotoras vai manter os pontos de venda de maior movimento de todo o litoral brasileiro constantemente abastecidos, realizando ainda, ações de degustação, abordagem e distribuição de receitas com dicas de verão.
A Operação Verão 2002 também inclui um sistema diferenciado de vendas, com aumento da equipe fixa de profissionais, o que vai garantir a presença dos produtos Perdigão em hotéis, restaurantes, bares e barracas de praia, já que nessa época do ano esses estabelecimentos recebem o maior fluxo de turistas, que não querem perder tempo com o preparo de refeições.
Com o crescimento do turismo interno, causado pela variação do dólar e pela atual conjuntura internacional, as vendas da Perdigão na costa brasileira devem aumentar cerca de 20% no verão de 2002 em relação ao ano passado.
Para suprir essa expressiva demanda foi desenvolvida uma estratégia especial de logística, na qual as frotas de todos os centros de distribuição litorâneos foram ampliadas em 25%, principalmente com caminhões leves que tornam as entregas mais ágeis e freqüentes.
Com isso, os produtos Perdigão estarão ao alcance dos consumidores, onde quer que eles estejam. Esse esforço é apoiado por uma forte campanha publicitária, que completa a Operação Verão, veiculada em todo o país, com um filme estrelado pela modelo Daniella Sarahyba, pelo terceiro ano seguido.
O objetivo é ampliar as vendas da Linha Chester, que oferece produtos como o Peito Defumado de Chester, Presunto Cozido, Salsicha e Hambúrguer. Outro destaque de vendas deve ser a linha Light & Elegant, de industrializados de peru, voltada para o público que valoriza saúde, boa forma, bem-estar, além de praticidade e alimentação saudável.

Ações Regionais

Buscando oferecer sempre o produto mais adequado às necessidades e preferências de cada mercado, a Perdigão desenvolveu algumas ações específicas por região. Na área atendida pela unidade Fortaleza, que incluí os Lençóis Maranhenses, agora nos roteiros de verão da moda, a população aumenta até 70% fazendo disparar as vendas de pratos prontos e produtos para lanches. A Operação Verão nesta região tem ações diferenciadas com distribuição de brindes e uma campanha de conscientização ambiental, que inclui blitz com entrega de sacolinhas de lixo aos banhistas, para manter limpa a praia do Futuro, um dos principais pontos turísticos da região.
A Perdigão vai levar para João Pessoa um trio elétrico, com shows e brindes, que nos dias 18, 19 e 20 de janeiro vai fazer a festa dos turistas na praia de Tambaú. Essa é uma ação do CD Recife que busca reforçar ainda mais a presença da empresa na região. A preocupação com qualidade de vida também faz parte das iniciativas do CD. Um convênio entre a empresa e a prefeitura de Olinda possibilitou a instalação de quiosques nas praias para medir a pressão arterial dos veranistas.
Aproveitando o aumento da procura por praticidade e opções em refeições rápidas, a unidade de Salvador preparou o lançamento de quatro pratos prontos da linha Toque de Sabor na região: Capeletti Amatriciana, o Frango Xadrez, o Peito de Frango à Romana e o Strogonoff. Para promover essas novidades estão sendo realizadas degustações e abordagens nos principais pontos de venda. A região também se destaca pelo aumento no consumo de ingredientes para feijoada. Apesar das altas temperaturas os consumidores não abrem mão de repor suas energias com esse prato suculento. Em Vitória, o CD que atende do Espírito Santo às procuradas praias do Sul da Bahia está realizando, entre outras ações, blitz nas saídas dos supermercados, com entrega de brindes para consumidores que comprarem mais de um produto Perdigão. Esta promoção também é realizada nos principais pontos de venda da costa brasileira.
O verão carioca também recebe atenção especial da Perdigão. A unidade do Rio de Janeiro, que além da capital atende importantes cidades turísticas do estado, como Búzios e Cabo Frio, vai contribuir com a limpeza das praias entregando sacolinhas para lixo e realizar blitz com distribuição de guarda-sóis aos freqüentadores.
O litoral paulista, atendido pela unidade de Santos, é uma das regiões que, nesta época do ano, mais consomem hambúrgueres, presuntos, salames e produtos para lanches em geral. Por isso a Operação Verão do CD Santos está mais voltada para os pontos de venda, onde as promotoras realizam intensas ações de degustação, entrega de brindes e receitas. Nas praias da região também estão sendo distribuídas sacolinhas para lixo.
No Sul do país o destaque fica com o CD de Florianópolis, cidade que recebe um grande público jovem, em busca das praias mais badaladas da região e faz disparar as vendas de produtos como os da Linha Light & Elegant e Linha Chester . Apesar do Sul ter perdido um pouco do sotaque portenho com a crise na Argentina, o turismo interno cresceu. A unidade está realizando promoções nos maiores pontos de venda e veiculando campanhas em tv e rádio.

Fonte: Press Release Perdigão