Uma mudança na rotina do café da manhã pode trazer benefícios para o tratamento do diabetes tipo 2, de acordo com estudo publicado no Journal of Dairy Science.  Douglas Goff, PhD, e a equipe de cientistas da Unidade de Pesquisas Nutracêuticas da Universidade de Guelph, em colaboração com a Universidade de Toronto, examinaram os efeitos do consumo de leite com alto teor proteico no café da manhã nos níveis de glicose e saciedade.

Segundo informações do Feed Stuffs, o leite consumido com cereais matinais reduziu a glicose em comparação com a água, e a alta concentração de proteína láctea reduziu o nível de glicose após a refeição em comparação com a concentração normal de proteína láctea. O tratamento com alta proteína também reduziu o apetite após a segunda refeição em comparação com o equivalente de baixa proteína.

“Doenças metabólicas crescem em todo o mundo, com o diabetes tipo 2 e a obesidade como principais preocupações na saúde humana”, disse Goff. “Assim, há um ímpeto para desenvolver estratégias dietéticas que reduzam o risco e o controle da obesidade e do diabetes”.

No estudo, a equipe examinou os efeitos do aumento da concentração de proteína e aumento da proporção de proteína de soro no leite consumido com um cereal matinal rico em carboidratos sobre a glicose no sangue, sentimentos de saciedade e consumo de alimentos em outras refeições. O consumo das proteínas whey e caseína naturalmente presentes no leite libera hormônios gástricos que retardam a digestão, aumentando a sensação de saciedade.

De acordo com Goff, “o estudo confirma a importância do leite no café da manhã para ajudar na digestão mais lenta dos carboidratos e ajudar a manter os níveis mais baixos de açúcar no sangue. Nutricionistas sempre enfatizaram a importância de um café da manhã saudável, e este estudo deve encorajar os consumidores a incluir leite”.

Fonte: Equipe Suino.com

Leia a notícia original