A série audiovisual Ser Agro é Bom tem objetivo de aproximar o campo da cidade e valorizar o papel da agricultura contando boas histórias sobre o meio rural. Pensando nisso, em 2018, a Bayer está retratando a realidade do cooperativismo brasileiro e no mês de março contará com a participação da Cooperativa Alfa, nascida em Chapecó (SC) e atuante também no Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Criada por 39 agricultores em 1967, a organização prospera a cada ano e, atualmente, conta com 19 mil cooperados nos quatro estados em que opera. De acordo com o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, “o faturamento chegou a quase três bilhões de reais, em 2017, sendo que 76% se referem à economia familiar, já que 80% dos cooperados são pequenos agricultores”.

Dados do Censo Agropecuário do IBGE apontam que, no ano passado, 48% de tudo que foi produzido no campo passou, de alguma forma, por uma cooperativa. Esta realidade fica ainda mais evidente na região Sul do país, haja vista que 50% da população de Santa Catarina está ligada direta ou indiretamente ao cooperativismo, de acordo com a Organização das Cooperativas do Estado (OCESC).

“O projeto Ser Agro é Bom mostra que a agricultura está no sangue de muitas famílias brasileiras e que o cuidado com a terra é um compromisso de todos. Transmitir à população urbana a relevância do produtor rural é valorizar este trabalhador, que se empenha o ano inteiro, corre riscos e se esforça para que da terra germine o nosso alimento”, aponta Paulo Pereira, diretor de Comunicação Corporativa da Bayer no Brasil.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa Bayer