Um grupo de 23 associados da Lar Cooperativa Agroindustrial recebeu o certificado de Conselheiro Cooperativo pelo programa desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e o Instituto Superior de Administração e Economia (Isae). A formatura da 2ª turma foi realizada na última quinta-feira (22/02), no auditório da Lar Cooperativa, em Medianeira (PR).

Com o foco em ações de lideranças, governanças e cooperativismo, a capacitação tem por objetivo preparar o associado para atribuir seu papel na tomada de decisão da Cooperativa, bem como da propriedade rural.

A coordenadora da área de Soluções Corporativas do Isae, Danielle Hernandes, explica que o Instituto  é uma escola de negócios com a missão de apresentar um olhar inovador para os futuros líderes.  “É gratificante ver o desenvolvimento e sucesso dos alunos nesse programa de certificação, o qual  tem a função de trazer o conceito do que é ser um conselheiro fiscal ou de administração e seu papel dentro de uma Cooperativa”, afirmou.

Para a avicultora Simoni Tessaro Niehues, da Linha Cristo Rei – Serranópolis do Iguaçu, as oportunidades que a Lar oferece aos cooperados, foram a motivação para  também se tornar uma associada. “Penso que me tornando ou não uma conselheira dentro da cooperativa, com o conhecimento que adquiri, posso ser uma boa líder entre os produtores da minha comunidade ”, contou sorridente.

O curso tem a duração de 144 horas divididas em módulos e encontros mensais. Comunicação e Liderança, Negociação e Gestão de Conflitos, e Estratégia de Mercado, são alguns dos temas abordados. “O propósito da formação é estabelecer  a interface  entre teoria e prática . São 60 turmas formadas, resultando em 2 mil cooperados  capacitados para  futuramente assumir os cargos diretivos no seu ambiente de trabalho, contribuindo assim para o crescimento do cooperativismo”, reiterou Leandro Roberto Macioski, representante do Sescoop/PR.

Convidado a ser padrinho da turma, o diretor-presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, relembrou aos formandos e convidados que não se é líder em todas as situações, porém é necessário liderar com eficácia. “ É preciso estudar e buscar conhecimento sempre, sou grato por ter sido escolhido como paraninfo da turma, porém, reconhecimento, não se faz sozinho, os membros da diretoria executiva, Lauro Soeth e Urbano Frey, também são parte dessa obra”, concluiu Irineo Rodrigues.

Fonte: Imprensa Lar