O presidente da Cooperja de Jacinto Machado, Vanir Zanatta, e o representante comercial para exportações, Rodrigo Veiga, estão em Johannesburg, na África do Sul, onde participam da Saitex Africa’s Big7-2018, o maior evento de negócios multissetorial do continente africano. Há mais de cinco anos a Cooperja é convidada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e MAPA para representar o país no segmento arroz (grãos) no estande Brasil-Family Farming, na Feira.

“Ser selecionada é motivo de orgulho tanto para a cooperativa, quanto para as mais de 1.700 famílias associadas. É sempre uma grande oportunidade de alavancar novos negócios e manter os já existentes. São mais de 320 expositores de 36 países. E o público da Feira é formado não só por compradores de países do continente africano, mas também da Ásia e Europa”, disse Zanatta.

Os principais objetivos da Sead em 2018, com o estande estratégico brasileiro, é ampliar o acesso dos empreendimentos familiares a mercados internacionais, realizar novos negócios e inclusão no catálogo de produtos.

“Participar desta Feira é de extrema importância para aumentar nossas exportações. Aqui temos contatos com muitos interessados em importar nosso produto. Recebemos a visita de atuais clientes, de representantes da embaixada brasileira na África do Sul, do próprio embaixador Nedilson Jorge e do secretário da SEAD, José Ricardo Roseno. Em três dias, além dos possíveis negócios, fazemos network, e levamos o nome da Cooperja para o outro continente”, afirma Zanatta.

Além de participar da Feira, o representante comercial e o presidente da Cooperja permanecem na África ainda alguns dias para fazer algumas visitas técnicas na região Sul, onde aproveitam para visitar atuais clientes.

A África do Sul é a 2ª maior economia da África. Cerca de 2/3 de todas as vendas de varejo da África estão em comida e bebida. Os 5 maiores comercializadores de alimentos e bebidas da África do Sul têm um rendimento anual de U$ 30 mil. A África do Sul tem a maior e mais rápida classe média crescente de todo o Continente.

Fonte: Cooperja