Em encontro virtual, representantes do Senasa, governo provincial, municípios e indústrias acordaram novos critérios de atuação.

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar (Senasa) , participou de uma reunião virtual, convocada pelo governo de La Pampa . no qual os protocolos internos foram atualizados para prevenir o COVID-19 no pessoal de frigoríficos da Província.

O encontro virtual teve como base os novos requisitos estabelecidos pelo Senasa para a prevenção e controle do COVID-19 – especialmente a busca ativa do vírus em pessoal assintomático – em estabelecimentos de produtos e derivados de carnes e pescados autorizados pelo órgão para exportação para a China.

Além do Senasa, participaram membros da Diretoria de Epidemiologia do Ministério da Saúde de La Pampa , funcionários das áreas de Saúde de diversos municípios da Província e representantes dos Serviços de Inspeção Veterinária dos frigoríficos Pampas que exportam sua produção para a China.

Pessoal do Ministério da Saúde da Província manifestou a importância do desenvolvimento e cumprimento dos protocolos internos implementados pelas indústrias pampeanas e prestou os respetivos conselhos sobre medidas de prevenção e ações contra o aparecimento de possíveis casos. Da mesma forma, foi apresentada a metodologia a ser aplicada entre os estabelecimentos e as diferentes instituições locais de saúde pública dispostas nas localidades da Província.

“Para o nosso Serviço é de extrema importância contar com o apoio das autoridades sanitárias locais e desenvolver atividades constantemente coordenadas para a aplicação dos protocolos de saúde”, disse Romina Jauregui, coordenadora de Segurança e Qualidade Alimentar do Centro Regional de La Pampa – San Luis del Senasa .

Com essas medidas, aplicadas na indústria de refrigeração, o Senasa busca acentuar a proteção da saúde pública da população em geral e de todos os trabalhadores da indústria, ao mesmo tempo em que apoia a exportação de alimentos para o mercado mundial.

Fonte: Suinocultura Industrial