“Há um acúmulo, sem dúvida, tanto do gado quanto da carne suína”

Associações canadenses estão afirmando que os produtores do país passaram a considerar abates de seus animais, já que os surtos de COVID-19 causaram fechamentos e desacelerações nas fábricas de processamento de carne em todo o Canadá. De acordo com o portal especializado suinoculturaindustrial.com.br, existe um acúmulo de animais aguardando para serem processados.

“Há um acúmulo, sem dúvida, tanto do gado quanto da carne suína”, disse Chris White, presidente do Conselho Canadense de Carne, que representa as plantas de processamento. “O problema é que você pode resolver alguns dos backups ou uma quantidade suficiente do backup, para não precisar fazer sacrifícios humanos? E esse é o desafio agora”, completou.

Nesse cenário, enquanto alguns grupos da indústria estimam que há um atraso no processamento de cerca de 100.000 bovinos, a situação é pior na indústria de suínos. “Gary Stordy, do Conselho Canadense de Carne Suína, disse que a carteira de pedidos no leste do Canadá é de 140.000 porcos e a perda para a indústria neste ano pode chegar a US $ 675 milhões”, informa o portal.

“Quando os animais estão prontos para entrar no mercado, eles estão realmente começando a crescer a um ritmo muito rápido. E se você se apegar aos animais por mais tempo do que deveria, não poderá passar pelas instalações normais de processamento. Esse é o pior cenário para todos os envolvidos”, indicou White.

Os confinamentos, que compram gado mais jovem e o alimentam até que sejam grandes o suficiente para serem enviados às plantas de processamento, também estão sentindo o aperto. “Estávamos bem próximos do pior cenário”, disse Janice Tranberg, presidente da Associação Nacional de Produtores de Gado.

Fonte: Agrolink