A transferência de embriões vem sendo uma solução cada vez mais explorada para se obter o melhoramento genético nos rebanhos.

Recentemente, os veterinários Larissa e Emerson Lessi, da ServSemen, representante da ABS, começaram a desenvolver um grande projeto com quatro clientes do estado de Rondônia.

De acordo com Larissa, o IVB Neo destaca-se do já conhecido ABS Neo com a particularidade das doadoras. “Trata-se de conseguir melhorar aquilo que o criador já possui na sua fazenda. O melhoramento genético com embriões é uma ferramenta muito importante e, com o IVB Neo, a ABS consegue oferecer a possibilidade de multiplicação da genética superior dentro do rebanho”, explica Larissa.

A veterinária atua como representante da ABS há 20 anos e trabalha exclusivamente na área de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Os quatro clientes atendidos pelo IVB Neo são focados na seleção de animais Nelore PO.

Ao evitar o recurso a embriões com doadoras selecionadas fora do rebanho, Larissa afirma que fica mais fácil corrigir o fenótipo dos animais. Além disso, como o embrião é congelado, é possível adequar o tempo dos processos à estação de monta de cada fazenda.

Na cidade de Pimenta Bueno (RO), o criador Matheus Dolenz dedica-se à seleção de gado Nelore PO, na Fazenda Moquem. São 200 animais puros de origem, entre um rebanho que soma 1400 cabeças. O produtor é um dos clientes que contratou o IVB Neo. “Pretendemos aumentar o número de animais PO no rebanho e aproveitar também o protocolo de inseminação artificial. Utilizo a transferência de embriões desde que comecei a trabalhar na área, mas é a primeira vez que usamos doadoras do próprio rebanho. Estamos muito confiantes com os resultados”, prevê.

As vacas de Matheus receberão um total de 141 embriões – quase metade das 300 transferências realizadas anualmente na fazenda.

Ainda em Rondônia, na cidade de Espigão d’Oeste, o produtor Celso Garcia comanda o rebanho das raças Nelore e Tabapuã na Fazenda Jabori. Celso é cliente da ABS há mais de 15 anos e decidiu apostar na tecnologia da empresa para melhorar a qualidade da sua genética.

“Criamos gado de corte Nelore e Tabapuã para confinamento, recria e engorda. O nosso foco principal é a genética, e sempre podemos contar com a logística da ABS. Sempre temos a garantia do melhor sêmen e ele é entregue na hora que precisamos”, avalia. “Estamos aproveitando as melhores vacas da nossa fazenda, e com isso esperamos uma melhoria visível na qualidade dos embriões. Tudo isso vai contribuir para um manejo melhor e mais fácil dos animais”, pondera Celso.

Fonte: Assessoria de Imprensa