O Programa Criança Dália foi repaginado e a Dália Alimentos compartilhou a transformação da logomarca com parceiros do programa, gerentes de divisões, conselheiros de Administração, Direção e com a imprensa regional. Na quarta-feira, dia 4 de julho, no Espaço Dália de Gastronomia, em Encantado, foi lançada e apresentada a nova identidade visual do programa de responsabilidade social que beneficia crianças de 0 a 12 anos nas áreas da educação, saúde, esporte, lazer e meio ambiente.

Inspirada em pictogramas e emojis, a nova identidade surge mais colorida e contemporânea. A ideia surgiu a partir dos valores do programa, que consistem em compartilhar (#), multiplicar (x), somar (+), igualdade (=) e amor (<3). A partir destes valores foi criada a nova identidade visual, com foco nas cores rosa, amarelo, lilás, vermelho, azul e verde, simbolizando o colorido e a alegria das crianças.

Durante o evento também foram apresentadas as dezenas de ações desenvolvidas pelo programa em diversas regiões do Estado, que iniciou em 1998, internamente, através da mobilização de funcionários e associados; e que ganhou mais força e visibilidade a partir do ano de 2012, com a contrapartida e o apoio da Dália Alimentos.
O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, reforçou que o evento, além de marcar a apresentação da nova logomarca, também foi uma prestação de contas acerca das ações e dos valores aplicados. “Contamos com o apoio da imprensa para que divulgue as ações do programa e também colabore na indicação de entidades que o Programa Criança Dália pode auxiliar em cada comunidade, afinal, a imprensa é disseminadora de informações e reconhece onde existem as maiores demandas”.

Ao citar o propósito da Dália Alimentos, uma empresa cooperativa que tem em sua essência centenas de famílias ligadas, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, observou que o Programa Criança Dália visa melhorar a qualidade de vida de crianças e famílias em comunidades onde Dália está inserida. “Nossa preocupação com o lado social consta em nossa Missão, que é promover o desenvolvimento econômico e social de associados e funcionários. E mais, também é fazer o bem a diversas segmentos, priorizando sempre o lado humano”.

Mais de R$ 1,3 mil distribuídos
Entre o período de 2012 a 2018 o total investido em ações do programa Criança Dália atingiu o expressivo valor de R$ 1.308.254,70. No ano de 2012 foram aplicados R$ 46.652,98; no ano de 2013 o valor investido foi de R$ 36.305,09; no ano de 2014 a cifra chegou aos R$ 47.100,72; no ano de 2015 o valor doado foi de R$ 308.258,69; em 2016 o valor de R$ 499.688,00; no ano de 2017 o montante de R$ 292.495,24 e até junho de 2018 a cifra é de R$ 78.000,00.

Principal mantenedora do Instituto do Câncer Infantil (ICI)
Ao ressaltar a parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), a gerente de Relações Institucionais, Valéria Foletto, citou a Dália Alimentos, através do Programa Criança Dália, como a principal parceira e mantenedora do ICI. “A Dália desenvolve um programa que o governo deveria fazer, que é a responsabilidade social. Somos muito gratos à esta cooperativa que, mensalmente, nos auxilia em recursos revertidos a pesquisas e ao tratamento contra o câncer de aproximadamente duas mil crianças oriundas de 400 municípios. Neste momento o leite Dália está sendo servido às crianças e suas famílias no Centro Integrado de Apoio e, além de tudo isso, nos orgulhamos com o Espaço Integrado, que foi apadrinhado pelo Criança Dália, uma área com 150 metros quadrados que presta auxílio às famílias das crianças atendidas. O que temos a dizer é somente muito obrigada por tudo e por acreditarem na nossa causa, que se prolonga por 27 anos”.

O Programa Criança Dália destina, mensalmente, uma parcela do valor de cada caixinha de leite Dália comercializado. Desde 2016, quando o Selo do ICI foi afixado nas caixinhas de leite Dália, já foram repassados à entidade R$ 485 mil. Por intermédio do programa, o ICI estruturou uma sala de acolhimento para as famílias dos pacientes que necessitam de algum tipo de auxílio, como roupas e alimentos, junto ao Centro Integrado do Instituto, em Porto Alegre.

Saiba mais
O Programa Criança Dália, da Dália Alimentos, tem a sensibilidade de atender a crianças de 0 a 12 anos nos âmbitos educacional, cultural, esportivo, recreativo e de saúde. São favorecidas escolas, hospitais, associações, ONG’s e entidades que acolhem ao público-alvo através da doação de leite, material didático e pedagógico, brinquedos, utensílios e equipamentos hospitalares, além de outros itens que atendam às necessidades destas entidades e instituições.

Anualmente, dois eventos são tradicionais no cronograma de ações do programa: o Dia da Criança Dália, realizado no mês de outubro, na cidade de Encantado; e o Natal Criança Dália, realizado na cidade de Arroio do Meio. No Dia da Criança Dália são distribuídos kits escolares, cachorro-quente, pipoca, refrigerante e sorteados presentes entre as crianças participantes. Na festa natalina também há a entrega de lanches e diversas atrações para os pequenos e seus familiares. O propósito de ambos os eventos é estimular a educação e a integração da comunidade regional, haja vista que em torno de quatro mil pessoas participam de cada evento todos os anos, totalizando mais de oito mil pessoas reunidas em eventos totalmente gratuitos.

Em 2015 foi aprovado e criado o Fundo Criança Dália, composto pela destinação do valor correspondente a 1,5% das sobras líquidas da cooperativa, provenientes do Ato Cooperativo, além das contribuições organizadas dos associados e funcionários. O programa Criança Dália foi instituído em 1998 com a realização de uma festa para os filhos dos funcionários da Dália Alimentos, no Dia da Criança. O recurso para o evento era fruto da doação de valores simbólicos angariados pelos próprios empregados. Mais tarde, a cooperativa também começou a colaborar, duplicando a verba já existente. Por fim, associados também passaram a destinar recursos para o programa. Hoje, todo valor é concentrado em um fundo especifico.

Fonte: Dália Alimentos