O Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes, foi empossado como Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (ABRAMVET) na cadeira número 5, cujo Patrono é o Professor Cícero de Moura Neiva. A sessão solene de posse ocorreu ontem (29), no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o Presidente da Academia Milton Thiago de Mello, a eleição de Mendes foi um reconhecimento aos “valores morais, éticos e profissionais, e pela contribuição e liderança para o desenvolvimento da pecuária nacional, ensino, pesquisa e liderança nacional e internacional na área da avicultura brasileira”.

“A homenagem é justa e merecida uma vez que o professor Ariel teve uma parcela de contribuição importante para que a avicultura brasileira atingisse o patamar de excelência atual e que hoje é uma referencia mundial em termos de qualidade e sanidade”, disse Francisco Turra, presidente da ABPA.

Natural de Lages (SC), Mendes é formado pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado pela Universidade Nacional Autônoma do México e Pós-Doutorado pela Universidade de Arkansas nos Estados Unidos.

É Professor Titular aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu, SP. Exerceu vários cargos na Universidade, tais como chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação, Vice-Diretor e Presidente do CONVIDUNESP, Conselho de Vice-Diretores da UNESP.

Além de uma intensa atividade acadêmica e de pesquisa desenvolvidas na Unesp, Mendes exerceu vários cargos no meio associativista, tendo sido presidente da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícola (FACTA) durante 10 anos, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA).

Ao longo de sua carreira, Mendes recebeu várias homenagens, como “Profissional Destacado da Avicultura do Brasil” (2003), “Personalidade da Área Técnica da Avicultura Brasileira” (2004) e “Personalidade Destaque da Avicultura do Brasil” (2006). Em 2011 passou a fazer parte do Salão da Fama da Avicultura Latino Americana e em 2012 recebeu o título de Professor Emérito da FMVZ da UNESP. Em 2013 recebeu novamente o titulo de “Profissional Destacado da Avicultura” e em novembro de 2018  .

 

Fonte e foto: ABPA