Desde o início do isolamento social para a redução da propagação da Covid-19 no Brasil, a Frísia Cooperativa Agroindustrial realiza doações para o poder público e entidades sociais. São diversos os itens fornecidos no Paraná e Tocantins, de equipamentos médicos essenciais, como respiradores e máscaras, a alimentos. As ações da Frísia reforçam seus valores: Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude.

As primeiras doações da cooperativa, seus colaboradores e cooperados para o combate à pandemia foram no dia 16 de março. Até o momento, a Frísia doou cerca de 2.250 respiradores para entidades como a Associação de Assistência Social Jardim Aurora, em Carambeí, e a Secretaria de Saúde de Ponta Grossa.

De acordo com o superintendente da Frísia, Mario Dykstra, a cooperativa está dando suporte a quem necessita, inclusive prestando ajuda a comunidades. “Este momento é delicado, jamais esperado por qualquer pessoa. Temos que somar forças. A proposta do cooperativismo é cooperar, e não apenas entre nós, mas cooperar com a sociedade, com as pessoas que estão ao nosso redor”, destaca Dykstra.

Também foram fornecidos materiais para a confecção, por voluntários, de 1.200 máscaras, que vão se somar as já doadas à Secretaria de Saúde de Tibagi e Associação Hospitalar Bom Jesus, de Ponta Grossa. A Secretaria de Saúde de Paraíso do Tocantins também recebeu remessas de álcool em gel e papel toalha.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula, em Ponta Grossa, o Hospital Universitário de Ponta Grossa, a Associação Hospitalar Bom Jesus e as secretarias de Saúde de Carambeí e de Teixeira Soares receberam da Frísia quase 640 máscaras, 230 macacões, mais de 130 jalecos, pacotes com toucas, 50 pares de protetores para calçados, 50 óculos de proteção, 35 pares de botas em PVC e material para entubamento de pacientes.

Alimentos

A alimentação também está no foco da cooperativa. Até o momento, foram arrecadadas 15 toneladas de alimentos, que atenderão aproximadamente 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade social na região dos Campos Gerais e Paraíso do Tocantins, sendo remetidas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ponta Grossa, Carambeí, Teixeira Soares e Imbituva e para a Secretaria de Assistência Social de Paraíso do Tocantins.

Em parceria com a Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro), 200 cestas básicas foram entregues a caminhoneiros em Paranaguá.

A intenção é que essa ajuda, reforça o superintendente, chegue aos bairros mais pobres, já que as pessoas estão perdendo suas rendas.

Prevenção

Além das doações para combater a Covid-19, a Frísia implementou uma série de medidas para a preservação da saúde dos colaboradores, associados e familiares.

Somada às ações básicas, como lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel, foi reduzido ao máximo as aglomerações de pessoas, sendo proibida a recepção de comitivas e visitantes. As viagens foram canceladas, assim como a realização de reuniões presenciais.

A cooperativa determinou o trabalho em casa para colaboradores em grupos de risco e a realização de videoconferência para as reuniões.  Em setores onde não é possível o home office, todos os colaboradores tiveram que redobrar as atenções: não tocar nos olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos pessoais; aplicar a etiqueta da tosse; e limpar e desinfetar objetos que são utilizados com frequência.

Assessoria de imprensa Frísia Cooperativa Agroindustrial