Os últimos resultados relativos a 2019, divulgados ontem pelo IBGE, apontam que no ano passado foram produzidos no Brasil pouco mais de 3,833 bilhões de dúzias de ovos de galinha, volume correspondente a cerca de 46 bilhões de unidades. Do total produzido, 81% corresponderam a ovos destinados ao consumo, ficando para a incubação os restantes 19%.

Comparativamente a 2018, a produção total aumentou 6,29%. Mas os ovos destinados à incubação tiveram pequena participação nesse aumento, pois seu volume manteve-se praticamente estável em relação ao ano anterior (incremento de 0,21%). Em outras palavras, a expansão observada foi determinada pelos ovos de consumo, cuja produção ultrapassou a marca dos 3 bilhões de dúzias anuais, aumentando quase 8% em relação a 2018.

Com tais resultados, a participação dos ovos de consumo na produção total aumentou 1,44%, enquanto a dos ovos de incubação recuou 5,72%. Notar, a propósito, que em cinco dos seis primeiros meses do ano a produção de ovos incubáveis foi inferior à do mesmo período do ano anterior, fazendo com que, no semestre inicial de 2019, o volume total produzido recuasse quase 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso foi reflexo do menor alojamento de matrizes de corte em 2018.

Fonte: AviSite