Frango: Brasil embarca 324,3 mil toneladas em fevereiro

Em fevereiro, com apenas 18 dias úteis, os embarques de carnes in natura ficaram próximos das 500 mil toneladas, aumentando 7,55% em relação ao mês anterior (22 dias úteis em janeiro/20) e 12,13% em relação ao mesmo mês do ano passado (20 dias úteis em fevereiro de 2019).

A maior contribuição para esse aumento de volume veio da carne de frango, que registrou incremento mensal e anual de 7,55% e 12,13%, respectivamente. O volume de carne suína registrou aumento anual de quase 27%, mas recuou (perto de 2%) em relação ao mês anterior. Já os embarques de carne bovina enfrentaram queda – mensal, de quase 5,5%; anual, de pouco mais de 4%.

Como ocorreu anteriormente em períodos de forte valorização do dólar, as três carnes sofreram redução de preço em relação ao mês anterior. Já em termos anuais as carnes suína e bovina mantêm significativa alta – de quase 25% e de 19%, respectivamente – enquanto a carne de frango registra redução de preço também em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em termos de receita, as carnes bovina e suína registraram queda em relação ao mês anterior – de, respectivamente, 5,98% e 14,20%. Ou seja: apenas a carne de frango obteve aumento de receita – de 3,53%, índice insuficiente para impedir que a receita global das três carnes fechasse o mês com queda mensal de pouco mais de 6%.

No entanto, na comparação com fevereiro de 2019, o incremento foi geral, o mês sendo fechado com um aumento global de receita superior a 15%.

Fonte: AviSite