Para atender a demanda crescente por capacitações on-line, a Embrapa preparou um pacote com 13 novos cursos voltados ao público urbano e ao setor produtivo. As inscrições gratuitas estarão abertas na plataforma e-Campo a partir desta quarta-feira, 28/04, como parte das atividades alusivas aos 48 anos da Empresa. Entre as novidades estão as capacitações Plantas aromáticas e condimentares: identificação e cultivo, Aquaponia residencial e Produção e tecnologia de sementes e mudas. Os cursos oferecem certificados de participação.

Além de novos cursos, a Embrapa mantém abertas as inscrições para as capacitações mais procuradas no ano passado como Meliponicultura urbana: abelhas sem ferrão, em versão reformulada para produção de mel em prédios, e Hortas em pequenos espaços. No primeiro ano de pandemia, em pouco mais de dois meses, a procura pelos cursos on-line gratuitos oferecidos pela Embrapa superou a marca das 170 mil inscrições.

O e-Campo está comemorando três anos junto com o aniversário da Embrapa e, desde o lançamento, já foram mais de 500 mil inscrições, das quais 400 só em 2020. No ano passado, foram desenvolvidos 38 novos cursos dos 51 ofertados por 19 centros de pesquisa. Os números impressionam e é inevitável associar o crescimento da procura pelos cursos à pandemia da covid-19, que impôs o distanciamento social, colocando as pessoas em casa e diante da tela do computador.

O crescimento no número de inscritos foi acompanhado de alto índice de satisfação em relação aos conteúdos, avaliados com notas de 8 a 10 por 90% dos participantes, demonstrando que a qualidade dos cursos tem sido fator essencial na manutenção da procura pelos cursos do e-campo. A coordenação do e-Campo é feita pela Secretaria de Inovação e Negócios (SIN), por meio da Gerência de Acesso a Mercados (GAM), que destaca o papel da rede interna que envolve unidades administrativas e centros de pesquisa na construção e manutenção da iniciativa.

Joyce Santos, gerente de Acesso a Mercado, avalia que a visibilidade conquistada pelas capacitações on-line leva à reflexão sobre “esse passo certeiro da Embrapa, na evolução da estratégia para dar acesso às tecnologias e aos conhecimentos gerados por meio dessa vitrine, que é o e-Campo, para nossos clientes e parceiros ativos e potenciais”.

Os cursos

Plantas aromáticas e condimentares: identificação e cultivo é um dos novos cursos ofertados para o público urbano, além de produtores, extensionistas e estudantes. A capacitação ministrada em 8 horas tem o objetivo de capacitar os participantes na identificação botânica e manejo das principais espécies de plantas aromáticas e condimentares, estimulando o cultivo e o adequado uso no consumo doméstico.

Pessoas interessadas em produzir seus próprios alimentos em casa encontram no curso Aquaponia residencial uma boa oportunidade para realizar esse desejo, caso disponham de área aproximadamente 10 m2. Os participantes vão receber instruções sobre a montagem e o manejo de um sistema de aquaponia em canaletas em escala residencial, incluindo noções básicas sobre sistemas integrados de produção, produção de peixes, produção de hortaliças e qualidade da água. A carga horária é de 16h e as vagas são limitadas.

Iniciantes produtores e técnicos da cadeia avícola contam com a capacitação Boas práticas de manejo da cama de aviário, que em 16 horas vão obter informações sobre caracterização, preparação, manejo e cuidados sanitários com a cama. Produtores interessados na produção de peixes nativos têm duas opções disponíveis: Criação sustentável de Pirarucu: reprodução e alevinagem e Criação sustentável de Pirarucu: da recria ao mercado, ambos com 40 horas de carga horária.

Certificados

Terão direito a certificados os participantes que atenderem aos critérios previstos na inscrição de cada curso.

Serviço

Acesse a vitrine e-Campo para conhecer detalhes sobre os demais cursos ativos e fazer a sua inscrição gratuita. Há um total de 43 cursos com inscrições abertas.

Fonte: Embrapa