A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) completou em abril 15 anos de Certificação ISO 9001. Foi a primeira Unidade da Empresa a alcançar esse feito. O processo começou em 2002, quando um amplo diagnóstico rápido participativo (DRP) identificou as necessidades e expectativas da comunidade interna. Daí surgiu formalmente a ideia de se implantar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

De acordo com Clarissa Castro, supervisora da qualidade de PD&I, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) da Embrapa (Brasília, DF), “a certificação ISO 9001 obtida pela Embrapa Meio Ambiente em 2005 faz parte de 28 anos de história da gestão da qualidade na Embrapa, a qual teve início em 1992, com o Programa da Qualidade no Serviço Público (Pqsp).” 

Ela destaca que dentro dessa linha do tempo da qualidade, a certificação da Unidade em Jaguariúna abriu portas para a aprovação de projetos de gestão da qualidade no SEG (Sistema Embrapa de Gestão) e junto a financiadoras externas, culminando nas acreditações ISO 17025 obtidas por cinco outras Unidades de Pesquisa da Embrapa (Clima Temperado, Gado de Leite, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, e Trigo) junto à Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Angélica Gomes, chefe da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI), ressalta que a certificação da Embrapa Meio Ambiente foi fundamental também para que gestores identificassem a gestão da qualidade como uma ferramenta de melhoria de seus planos de trabalho. “Isso contribuiu para a criação da Gerência de Gestão Integrada da Qualidade, no âmbito da SDI, que hoje é responsável pela área de qualidade de PD&I da Embrapa”, informa ela.

Angélica e Clarissa ressaltam ainda que a implementação de sistemas de qualidade, como a ISO 9001, são fundamentais para garantir a rastreabilidade e confiabilidade dos resultados de PD&I da Empresa. Elas informam que “foi com esse propósito que a Ação Gerencial Corporativa de Qualidade de PD&I da SDI foi aprovada em 2020 pela Diretoria Executiva da Embrapa, com o objetivo de implementar requisitos de qualidade nos laboratórios multiusuários e nos recursos genéticos, com a participação de 23 Centros de Pesquisa, incluindo a Embrapa Meio Ambiente”.

Uma iniciativa de sucesso em qualidade
Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, reforça que a decisão foi ousada para a época, considerando sua implementação em uma instituição pública e de pesquisa. Ele acompanhou e participou de todo o processo de implementação, inicialmente como pesquisador e, posteriormente, como gestor. “Não foi fácil. É uma mudança cultural e de modo de ação muito grande, que afeta a rotina da maior parte dos empregados. Passamos por muitas dificuldades, estresses, mudanças e ajustes ao logo destes anos”.

A analista Margarete Crippa, coordenadora do SGQ da Embrapa Meio Ambiente, participou desde o início da certificação e lembra que o marco inicial foi em 1º de abril de 2003, com a divulgação interna da política da qualidade. Na ocasião, a chefia da Embrapa Meio Ambiente firmou as bases de seu compromisso com o processo de certificação e apresentou a equipe que coordenaria os trabalhos e um cronograma de dois anos para a conquista da certificação.

Assim, em 2005, na gestão de Paulo Choji Kitamura (in memorian), a unidade de pesquisa conquistou a ISO 9001, tendo como escopo “Pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias na interface agricultura e meio ambiente”. “A decisão pela certificação foi proativa e inovadora, sendo a Embrapa Meio Ambiente ainda hoje a única Unidade da Embrapa a obter essa certificação, o que a tornou benchmarking para outros centros e instituições de P&D de todo o país”, comemora Margarete.

A técnica Mara Mendes, que foi a primeira coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade da Embrapa Meio Ambiente, salienta que a importância do trabalho permitiu unir toda a comunidade interna em torno de um objetivo comum. “Para isso, contamos com a liderança comprometida do saudoso Paulo Kitamura, condição fundamental para o alcance do objetivo final”, relembra.

Segundo Margarete, a ISO 9001 trouxe para a organização melhoria da qualidade nos processos, maior conscientização em relação à qualidade, à confiabilidade e à rastreabilidade dos resultados laboratoriais, o compromisso estabelecido e mantido com a melhoria contínua, empregados mais capacitados e também a melhora na comunicação e atendimento a clientes internos e externos.

O Documento nº 84, intitulado “A História da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente” (acesse aqui), descreve o processo de implantação e afirma que a gestão da qualidade não é uma atividade isolada, ela é parte da gestão total. “A gestão da qualidade organiza, controla e orienta os recursos de uma organização para atingir os objetivos da qualidade desdobrados em função de uma política da qualidade estabelecida e implementada”, afirma o texto.

Com tudo isso, houve muitas dificuldades e os empregados envolvidos contam que as principais foram as relacionadas à mudança cultural e à conscientização da força de trabalho, como é de praxe em processos dessa natureza, “mas que foram vencidas com muito treinamento e exemplos da liderança da Unidade”, relembra Margarete.

Para Mara, “a iniciativa foi pioneira em vários aspectos e, na Embrapa Meio Ambiente, antecipou requisitos de qualidade dos processos que hoje são absolutamente indispensáveis”. De acordo com ela, a organização conseguiu  desenvolver e implantar um sistema de qualidade certificado e perfeitamente aderente aos processos e normas da Empresa, “o que foi particularmente desafiador”.  Ela conta que como consequência deste processo, o caso de sucesso da Meio Ambiente foi referência para outras unidades de pesquisa da Embrapa e também outras instituições de P&D na busca da excelência de seus processos. Mara salienta que “hoje vemos os frutos de nosso trabalho amplamente disseminados em organizações congêneres.”

Morandi complementa que “ao completar 15 anos de certificação ininterrupta, não é possível enxergar como seria a unidade sem o SGQ”. Segundo o chefe-geral, a Embrapa Meio Ambiente conseguiu organizar seus fluxos, criar mecanismos de melhoria contínua, ter um olhar mais crítico para dados por meio das Reuniões de Análise Crítica (RAC) e alinhar o sistema de qualidade aos sistemas corporativos da Embrapa. No entanto, “apesar do amadurecimento que já alcançamos, ainda há muito por fazer, o que inclui sempre simplificar e desburocratizar o sistema e manter o engajamento da equipe a seus princípios”, diz. Ele afirma que “o mais importante, é sempre buscar usá-lo como ferramenta útil de planejamento e gestão”.

Projeto ISOEmbrapa
O Projeto ISOEmbrapa, concebido com o propósito inicial de difundir a experiência exitosa da organização na conquista da Certificação ISO 9001, foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) entre 2008 e 2013 e conduzido pela Embrapa Meio Ambiente em parceria com mais 18 unidades de pesquisa. Porém, de acordo com Margarete, “verificou-se de maneira natural uma ansiedade das unidades coexecutoras de compartilhar boas práticas de gestão, ainda que isoladas de um contexto sistêmico como o preconizado pela ISO 9001”.

Ela destaca que essa necessidade, sendo real e possibilitando resultados mais imediatos e práticos que poderiam ser apropriados por toda a Embrapa, levou a equipe do projeto a ampliar seu escopo, fomentando a identificação, a avaliação e o compartilhamento de boas práticas de gestão internamente e externamente pela participação no Programa de Excelência na Gestão da Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação).

Assim, o projeto assumiu proporções mais abrangentes, disseminando outras boas práticas de gestão, proporcionando um importante incremento na capacitação de gestores e de equipes de apoio à gestão em modelos de excelência, além do foco central do projeto que é a ISO 9001.

Celso Manzatto, ex-chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente (2009-2015), lembra que o  sistema de qualidade era percebido pela maioria dos empregados como uma burocracia adicional e uma duplicação do sistema de gestão da Empresa, sem benefícios aos usuários e ao centro. Para desfazer essa impressão, foi realizado um estudo que mostrou que o Sistema Embrapa de Gestão (SEG) era plenamente aderente às normas ISO 9001. “Com base nesse estudo foi realizada uma adequação do sistema da qualidade às normas da Embrapa. Atualmente, ele não representa um trabalho adicional e foi plenamente incorporado no dia a dia dos empregados”, justifica.

Histórico das certificações
Março de 2005: Obtenção da Certificação ISO 9001 envolvendo todos os processos da Unidade;

Março de 2008: Recertificação obtida com atualização do certificado para a nova versão ISO 9001:2008 em abril/2009;

Abril de 2011: Recertificação obtida com certificado válido por 3 anos;

Maio de 2014: Recertificação com certificado válido por mais 3 anos;

Maio de 2017: Recertificação com certificado válido até setembro de 2018;

Março de 2018: Certificação (upgrade) para a versão 2015 da ISO 9001;

Março de 2020: Recertificação ISO 9001:2015 (em função da quarentena, a auditoria está programada para o início de agosto 2020).

Cesar de Rosso,  analista e gestor de laboratórios, que também foi por um período RD (Representante da Direção) dentro do SGQ da Unidade em Jaguariúna, salienta que houve muitas mudanças. “Passamos por três revisões da norma: ISO 9001-2000, ISO 9001-2008 e ISO 9001-2015. A cada revisão fomos aprimorando nosso sistema. Precisamos usar a norma a nosso favor, para otimizarmos nosso trabalho, garantindo que tudo o que fazemos está dentro dos padrões de qualidade que almejamos. A ISO nos garante isso”, declara.

Waldemore Moriconi, analista da Embrapa Meio Ambiente, cita algumas palavras-chave sobre o Sistema de Gestão da Qualidade no Setor de Campos Experimentais (SCE) da Embrapa Meio Ambiente, do qual ele foi supervisor à época da implantação da ISO 9001:

Rastreabilidade: o sistema trouxe um avanço muito importante no que diz respeito à rastreabilidade de dados e produtos resultantes do processo de pesquisa de campo e casa de vegetação. Assim, atualmente, a unidade tem maior controle sobre a origem do que é produzido no setor, como por exemplo para controle de amostras de solo, plantas ou mesmo dados de biometria de ensaios. Segundo ele, “o Sistema no SCE possibilitou maior precisão quanto ao resgate desses dados e produtos”.

Acessibilidade: no SCE há um sistema que possibilita o acesso de dados por outras pessoas e não somente por aqueles que se envolveram diretamente na produção do resultado. “Acredito que um sistema mais transparente em que o acesso não é vedado aos empregados do mesmo setor e, caso lhe seja demandado algum trabalho e o responsável não esteja presente, consegue atender aos usuários com rapidez e eficiência”.

Assertividade: segundo Moriconi, “os nossos erros foram bastante reduzidos, principalmente quando estamos falando no controle de dados e produtos”. Os registros de entrada e saída possibilita ao setor e à Unidade maior precisão na entrega e controle do recebimento dos clientes.

Melhoria contínua: o SGQ da Unidade, por intermédio das auditorias internas e externas, motivam, na visão de Moriconi, os empregados a buscarem sempre melhorias no processo. “O nível de exigência dos auditores apresenta um dinamismo positivo, pois sempre cobram algo a mais e isso nos impele a sempre buscar avançar na qualidade dos processos”.

Finalizando, no planejamento estratégico da Unidade (2014-2034), especificamente no macrotema de gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o Plano Diretor apresenta uma Diretriz Estratégica referente ao estabelecimento de mecanismos que assegurem a confiabilidade e a rastreabilidade dos resultados gerados pela empresa. O desdobramento desta Diretriz na Embrapa Meio Ambiente se concretiza principalmente na condução do SGQ. Neste contexto, a meta de manter a organização de todos os processos torna-se fundamental na agenda de trabalho da Unidade.

Saiba mais sobre a Certificação ISO 9001 na Embrapa Meio Ambiente:

•    O processo de auditoria interna da Embrapa Meio Ambiente num sistema de gestão da qualidade ISO 9001

•    Modelos de Excelência e Compartilhamento de Boas Práticas de Gestão

•    Difusão do processo de certificação da Embrapa Meio Ambiente – Projeto ISOEmbrapa

•    A ISO 9001 na Embrapa Meio Ambiente

•    A experiência da Embrapa Meio Ambiente com a certificação ISO 9001 como um modelo de gestão da qualidade numa instituição de pesquisa e desenvolvimento

•    Certificação da Embrapa Meio Ambiente na norma ISO 9001

•    ISOEmbrapa: perpectivas na busca pela excelência na gestão da Embrapa

•    Política da Qualidade da Embrapa Meio Ambiente


Fonte: Embrapa Meio Ambiente