A Embrapa vai participar, nos dias 7 e 8 de novembro, em Araçatuba (SP), do Seminário Udop de Inovação 2018, evento que visa reunir e debater os principais estudos sobre inovações no setor de bioenergia do país.

O evento visa apresentar as principais novidades da pesquisa e da inovação na área, tendo como principais atores os representantes dos institutos de pesquisa, universidades, Agências de Fomento, startups, agroindústrias, fornecedores de cana-de-açúcar, insumos e equipamentos. É voltado aos profissionais do setor da agroindústria, fornecedores de cana e pessoas interessadas no tema.

Nessa edição, o Seminário Udop contará com nove salas temáticas, seis com resultados de inovações das usinas e de empresas ligadas aos temas: agronomia; gestão de pessoas e inovações; indústria; mecanização; startups e insumos. As três salas restantes serão voltadas para os resultados de pesquisas voltadas aos setores de bioenergia e serão ocupadas pela Embrapa; Esalq/USP; e Fcav/Unesp.

Conforme destacou a chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Paula Packer essa é uma oportunidade para a Empresa apresentar os ativos de inovação desenvolvidos em colaboração com instituições e empresas parceiras ou advindas da Carteira de Projetos da Embrapa. “Na Sala Embrapa, os participantes poderão se inteirar das tecnológicas disponíveis que buscam viabilizar uma agricultura tecnificada, com aumento de produção de forma sustentável, em benefício do setor sucroenergético e em proveito da sociedade brasileira”.

Já o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente Marcelo Morandi, destaca que “no momento em que se articulam os últimos preparativos para a implantação do Programa Renovabio, a realização do Seminário colabora para um dos principais aspectos da política de biocombustíveis: a busca por eficiência produtiva e ambiental. Neste sentido, as inovações que promovam ganho de eficiência na produção de biocombustíveis terão mais uma motivação para adoção pelo setor produtivo, que é a possibilidade de melhoria na Nota de Eficiência Energético-Ambiental e na geração de Créditos de Descarbonização – CBio – no contexto do RenovaBio,”disse.

Sala Embrapa
Para apresentar os principais resultados de pesquisa desenvolvidos na Empresa, a Embrapa vai ocupar a Sala Embrapa onde pesquisadores de 5 Unidades, além de representantes de empresas e instituições parceiras promoverão 10 palestras, no escopo dos 5 painéis de debates previstos.

Dentre a diversidade de temas, a programação irá abordar assuntos ligados às pesquisas voltadas à bioenergia e aos biocombustíveis, como as contribuições da Empresa ao Programa RenovaBio, com destaque no levantamento e organização de dados para a Análise do Ciclo de Vida dos biocombustíveis, base da RenovaCalc, a calculadora para a comprovação do desempenho ambiental da produção de biocombustíveis.

SERVIÇO

Seminário Udop de Inovação
Data: 7 e 8 de novembro
Local: Unip – Universidade Paulista – Campus de Araçatuba
Avenida Baguaçu, 1939 – Jardim Alvorada, Araçatuba/SP
Inscrições: Clique aqui.
Outras informações: (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br

Fonte: Embrapa Meio Ambiente