As obras de restauração e a adequação dos retornos existentes no Anel Viário de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, em Goiás, tiveram a entrega antecipada pelo Governo Federal. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (28). O trecho liga as rodovias BR-153/GO e a BR-060/GO, importantes corredores logísticos do País. As adequações vão levar mais segurança e conforto a quem passa pela via.

O investimento total nas obras e serviços realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ao longo do Anel Viário foi de R$ 27.962.327,49.

A obra conta com 16,90 quilômetros de pista dupla. O Dnit fez a recuperação e a manutenção do pavimento das pistas de rolamento. Também instalou barreiras de proteção em concreto em pontos estratégicos para evitar a circulação de veículos e motos em locais inadequados. Ainda fez a adequação dos retornos que antes não tinham faixa de aceleração e desaceleração.

Ao participar da inauguração das obras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou a melhoria da pavimentação da via, da sinalização e a importância das barreiras de concreto para evitar acidentes no local.

“No final das contas, estamos falando de segurança, vamos melhorar o serviço prestado ao cidadão, diminuir o tempo de viagem, reduzir o número de acidentes”, disse o ministro.

Com as obras, o pavimento deve suportar por cinco anos ou mais o volume do tráfego na região sem a necessidade de intervenções de alto custo, de acordo com o Dnit. Até outubro de 2021, a autarquia é responsável pela manutenção rotineira da via.

Ferrovia

O ministro Tarcísio Gomes disse que a inauguração desta segunda-feira é apenas uma das obras previstas para o estado de Goiás. Ele relatou esperar retornar em novembro para assinar o contrato de construção da ferrovia de integração do Centro-Oeste.

“Queremos estar aqui de novo com o governador [Ronaldo] Caiado e bancada federal para assinar o contrato de algo que vai ser emblemático, transformador para o estado que é o contrato de construção ferrovia de integração do Centro-Oeste”, relatou.

“Uma ferrovia que vai nascer com capacidade de transportar 10, 13 milhões de toneladas de carga. E que vai se integrar a outro empreendimento que estamos construindo que é o da ferrovia de integração Oeste-Leste”, acrescentou o ministro.

Fonte: Mapa