Santa Catarina terá um Centro de Referência Tecnológica do Leite. Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) inauguram a estrutura que atuará na capacitação de profissionais na área de bovinocultura de leite. O evento acontece junto ao Dia de Campo na Estação Experimental da Epagri de Campos Novos. A inauguração está prevista para as 11h30, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

O Centro de Referência Tecnológica do Leite (CRT) é fruto de um convênio entre a Epagri e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Dia de Campo
O Dia de Campo inicia às 9h com uma palestra sobre os desafios de obter rentabilidade na produção de leite. Logo após acontece a apresentação do Centro de Referência e a abertura oficial. As 13h30 está prevista uma visitação ao CRT.

Leite em Santa Catarina
O leite já é a atividade agropecuária com o maior crescimento em Santa Catarina. Envolvendo 45 mil produtores em todo o estado, a produção girou em torno de 3,4 bilhões de litros em 2017 – um incremento de 8% em relação a ano anterior. Os números consolidaram o estado como o quarto maior produtor de leite do país.

Os três estados do Sul produziram 12,8 bilhões de litros de leite em 2017 – 38% do total produzido no país. E as expectativas são de que até 2020 a região produza mais da metade de todo leite brasileiro.

A região formada pelo Sudoeste do Paraná, Oeste Catarinense e Noroeste do Rio Grande do Sul pode ser chamada de a “Nova Meca” do leite no Brasil já que apresenta o maior crescimento na produção e é também onde as indústrias de lacticínios têm feito os maiores investimentos nos últimos 10 anos.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC