O escândalo do leite contaminado com salmonela do grupo francês de lácteos Lactalis já afeta consumidores de 83 países, sendo que 12 milhões de caixas de leite em pó estão sendo recolhidas, disse o CEO da empresa neste domingo, 14 de janeiro, em entrevista à mídia francesa. O Brasil não está na lista de países afetados. A notícia é do Chanel New Asia.

O CEO Emmanuel Besnier falou publicamente pela primeira vez desde a divulgação de que uma das plantas da empresa registrou contaminação por salmonela. “Mais de 12 milhões de caixas estão contaminadas”, disse ele, acrescentando que os distribuidores não teriam que classificar os produtos para encontrar o pó contaminado. “Tudo deve ser removido das prateleiras”, afirmou.

Besnier prometeu compensação para todas as famílias afetadas. O grupo está sendo alvo de centenas de ações judiciais por famílias que dizem que seus filhos forma intoxicados por salmonela depois de beber leite em pó fabricado pela empresa.

Até o momento, as autoridades francesas relataram 35 casos de bebês que receberam leite contaminado com salmonela, enquanto um caso foi relatado na Espanha e outro está sendo investigado na Grécia. Uma associação que representa vítimas diz que as autoridades estão subestimando o número de casos. “Há queixas e haverá uma investigação com a qual colaboraremos plenamente. Nunca pensamos agir de outra forma”, disse Besnier.

Países da América do Sul, como Peru e Colômbia teriam recebido os lotes do leite contaminado.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com