Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite entre os Estados brasileiros e cerca de 75% da produção concentra-se no oeste catarinense. Com o objetivo de demonstrar a importância da qualidade e do uso de tecnologias no processo produtivo do leite, o Sebrae/SC promove, durante o 23º Campo Demonstrativo Alfa, da Cooperalfa, o “Espaço Degustação” que reuniu palestra técnica com informações e orientações e ainda a degustação de receitas produzidas com lácteos.

O evento segue com programação até a quinta-feira (24), na Linha Tomazelli, em Chapecó com o tema central “Quem Conhece, se reinventa”. Conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e do Sicoob/Maxicrédito.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani Explica que a intenção é estimular a reflexão sobre a importância da qualidade das matérias primas produzida pelos empreendimentos rurais com tecnologia de ponta e, assim, efetivamente ter um salto de qualidade no produto que chega até a mesa do consumidor, compreendendo toda a dimensão dessa cadeia produtiva.

“Santa Catarina é referência mundial na produção de alimentos, por isso é fundamental que tanto os empresários rurais quanto as indústrias estejam alinhadas no processo produtivo tendo a alta qualidade como foco. É isso que desenvolvemos e estimulamos por meio do programa Encadeamento Produtivo que visa desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas nas cadeias produtivas do leite, suínos e aves”, complementa o coordenador regional.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC Francieli Finger recebe os produtores rurais no espaço do Sebrae/SC e repassa informações sobre a importância do consumo de leite, as boas práticas de fabricação e a rastreabilidade do leite desde a propriedade rural até a indústria, além de receitas com leite e seus derivados. “Buscamos, por meio disso, estimular o consumo de leite, pois pesquisas indicam que nos últimos anos houve retração nesse consumo entre os brasileiros, e segundo a pirâmide alimentar brasileira a orientação é que seja ingerida três porções/dia de leite e/ou derivados uma vez que esses alimentos merecem destaque por serem de alto valor nutricional, fontes consideráveis de proteínas de alto valor biológico, além de vitaminas e minerais”.

Francieli destacou que o leite é uma excelente fonte de cálcio e, por isso, é um alimento considerado essencial para a saúde da estrutura óssea do organismo e seu consumo auxilia na prevenção de doenças como a osteoporose, por exemplo.

ENCADEAMENTO PRODUTIVO

A palestra apresentada engloba também o trabalho efetuado por meio do Encadeamento Produtivo, desenvolvido pelo Sebrae/SC, Cooperativa Central Aurora Alimentos, com a parceria do Senar/SC, entidades e cooperativas. Os empresários rurais participam dos seguintes treinamentos: “De Olho na Qualidade Rural”, “De Olho Granjas”, “Qualidade Total Rural”, “Times de Excelência”, “Sustentabilidade”, “Resgate De Olho”.

A iniciativa transforma as propriedades em empresas rurais organizadas e consolidadas. Os resultados de 2018 foram significativos e possibilitaram atender mais de 2.300 produtores rurais de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Para 2019, a previsão é de aproximadamente 2.000 novos participantes”.

Foto: Divulgação / Sebrae-SC
Fonte: Sebrae/SC