O especialista em suinocultura da CHR Hansen, Abílio Alessandri, defendeu o uso combinado de probióticos e antibióticos na produção de suínos durante a palestra “Modulação da microbiota para a saúde intestinal dos leitões”, que foi ministrada na programação pré-evento do XV Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), que acontece até sexta-feira, dia 7 de outubro, no Marina Park Hotel, em Fortaleza, no Ceará.
O especialista apresentou resultados de pesquisas realizadas no Brasil e nos Estados Unidos em que o uso de probióticos “on top” a programas com antibióticos promoveu um incremento de até 5% em ganho de peso e 3% em conversão alimentar, uma ferramenta estratégica em uma atividade que trabalha com margens apertadas e enfrenta o desafio de minimizar o impacto dos elevados preços das commodities agrícolas no custo de produção.
“Existe uma sinergia entre o uso de antibióticos e probióticos. Observamos que o resultado da granja realmente muda quando os probióticos são usados em quantidades adequadas”, afirmou o especialista, que mostrou o mecanismo de ação dos probióticos para o equilíbrio do trato gastrointestinal.
“Os antibióticos agem sobre todas as bactérias, o que significa as boas e as ruins. Neste contexto, os probióticos entram como um segundo promotor, modulando a microbiota intestinal, melhorando a digestibilidade e absorção de nutrientes”, disse Alessandri.

Programação 
Amanhã, dia 5 de outubro, as palestras magistrais vão reunir os principais especialistas brasileiros e espanhóis em um debate sobre bem-estar animal e segurança alimentar. A programação começa com o tema “A contribuição dos congressos da Abraves para a suinocultura profissional e científica do Brasil”. O debate será destacado pelo especialista da UFPEL, Érico Kunde Corrêa. Em seguida, a palestra “Bem-estar zootécnico na produção de suínos” será ministrada pelo pesquisador da Universidade Autonoma de Barcelona, da Espanha, Xavier Manteca.
O especialista ALMELA Bioagroprojects, na Espanha, Jesus Martínez, vai debater o “Estado da arte do conhecimento em gestão ambiental em suinocultura” e a pesquisadora da UFRGS, do Brasil, Marisa Cardoso, vai debater “Segurança alimentar: inocuidade da carne suína”. Logo depois, a palestra “Bem-estar, saúde e qualidade da carne e dos derivados suínos” será ministrada pelo pesquisador da UFMG, do Brasil, Afonso de Liguore.
No dia 6 de outubro, a programação começa com o painel de Genética, que vai abordar “Seleção de valores agregados na produção suína: além das commodities” com o pesquisador da Universidade de Murcia, da Espanha, Antonio Muñoz Luna. Em seguida, a palestra “Uso de marcadores microsatélites e SNPs em suínos” será apresentada pelo especialista da Universidade de Murcia, da Espanha, Guillermo Vidal. O tema “Inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em suínos: é uma realidade ou apenas ficção?” será debatido pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Bortollozo.
O painel de Reprodução vai destacar temas como “Inovações tecnológicas na avaliação de sêmen suíno” com a pesquisadora da UFPEL, do Brasil, Carine Corcini. O especialista da Topigs do Brasil, André Costa, vai apresentar “Novas tendências na seleção suína: o exemplo brasileiro”. A partir das 21h haverá o II Carangabraves, no América do Sol.
No dia 7 de outubro, o painel de Sanidade vai abordar a “Situação atual dos programas de erradicação da PSC e doenças de Aujeszky” com a especialista do Mapa, Adriana Cavalcante de Souza. Os “Avanços em sistemas de diagnósticos não invasivos: novos resultados” serão apresentados pelo pesquisador da Iowa State University, dos Estados Unidos, Jeffrey Zimmerman. As “Alterações reprodutivas relacionadas com circovirus tipo 2” serão debatidas pelo pesquisador da Universidade de Murcia, da Espanha, Francisco Pallares.
No painel de Nutrição, a palestra “Alimentação de porcas de alta prolificidade” será ministrada pelo especialista da Danisco, Rafael Duran. As “Ações no desenvolvimento fetal para otimização da viabilidade e performance pós-natal do leitão” serão destacadas pelo professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Caio Abércio. A programação vai ser encerrada com a palestra “Ajustes nutricionais em genéticas de alto rendimento”, com o especialista da Topigs do Brasil, Bruno Alexander Nunes Alves.
O jantar de encerramento começa às 20h, no Marina Park Hotel, com premiação dos trabalhos científicos e entrega do prêmio Mérito Abraves. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3023-3108, pelo site www.abraves-nacional.com.brou pelo e-mail abraves2011@abraves-nacional.com.br.

Serviço:
XV Congresso Abraves
Data: de 4 a 7 de outubro de 2011
Local: Marina Park Hotel, Fortaleza, Ceará
Informações: www.abraves-nacional.com.br

 

Assessoria de Imprensa – XV Congresso Abraves:
Márcia Midori