Podemos classificar a saúde intestinal de suínos da seguinte maneira: é o estado de equilíbrio entre microbioma e o trato intestinal do animal. Quando esse equilíbrio ocorre dentro da produção de suínos, significa que os melhores resultados serão obtidos, tanto a nível produtivo quanto reprodutivo, porém, existem situações dentro da produção, que acabam interferindo nesse equilíbrio.

Dentre os principais fatores, temos: a presença de micotoxinas nos ingredientes, fatores antinutricionais no farelo de soja, salmonela, fatores relacionados ao ambiente e as instalações, entre outros.

Ao passarem por situações de estresse os animais também tendem a perderem o equilíbrio entre microbioma e o trato intestinal, resultando na alteração de desempenho dos animais, baixa produtividade e a parte reprodutiva das fêmeas.

Para enfrentar esses obstáculos, existem algumas ferramentas nutricionais capazes de auxiliar o sistema imune do animal, garantindo o equilíbrio entre microbioma e o trato intestinal. Detalhes discutidos neste vídeo técnico, apresentado pelo nutricionista da divisão de suinocultura na Agroceres Multimix, Fabrício Santos.

Confira:

Fonte: Nutrição Animal – Agroceres Multimix