Uma pesquisa mostrou que, nos Estados Unidos, os consumidores têm um apetite crescente por alimentos com alto teor de proteina, mas têm dificuldade em entendê-la. A pesquisa, recém-divulgada pela Nielsen (companhia global de pesquisas), mostrou que 55% dos domicílios americanos dizem que a alta proteína é um atributo importante a ser considerado na compra de alimentos para suas famílias. Em todo o país, 6% das famílias tem alguém adepto a uma dieta rica em proteínas. Isso é mais do que 5,4 milhões de pessoas, observou a Nielsen. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Feed Stuffs.

“Enquanto a popularidade das proteínas vegetais está crescendo, os dados mostram que os consumidores ainda escolhem fontes tradicionais de proteína, como carne, ovos e laticínios”. “Eles ainda dominam as vendas, já que essas cinco categorias representam US$ 148,7 bilhões em vendas e crescimento de 1,1%”, informou a companhia.

Para descobrir o interesse dos consumidores por outras fontes proteína, a Nielsen conduziu duas pesquisas: uma em dezembro de 2015 e a outra em julho de 2018. Cada pesquisa incluiu mais de 20 mil entrevistados que foram questionados sobre a quantidade de proteína que determinados itens da loja contêm, em uma faixa de alta teor de proteína (mais de 20 g por porção), proteína de nível médio (10-20 g por porção) ou baixa proteína (menos de 10 g por porção).

Os resultados mostraram algumas lacunas de informação interessantes, disse a Nielsen. Entre elas, de que as crenças dos consumidores americanos sobre a quantidade de proteína em itens alimentares comuns não se alinham com a realidade. Por exemplo, 78% dos entrevistados acreditam que a manteiga de amendoim é mais rica em proteína do que realmente é. Além disso, apenas 20% dos entrevistados sabiam que o camarão é um alimento com alto teor de proteína, e a maioria dos consumidores não reconhecia o queijo cottage como alimento de alta proteína quando, na verdade, sua contagem de proteína é bastante alta.

O mais interessante, segundo a pesquisa, é que fontes de proteína como carne bovina, frango e carne suína – também não estão claras nas mentes dos consumidores. Notavelmente, entre 45% e 64% dos consumidores entrevistados não consideraram as carnes de frango ou suínos como alta em proteína. Sobre o perfil dos consumidores, Baby Boomers e Millennials são os mais bem informados sobre o nível de proteína dos alimentos que compram.

No geral, as pesquisas mostraram que o conhecimento de proteína entre os consumidores dos Estados Unidos é bastante baixo. Dos 10 produtos incluídos nas pesquisas, a maioria dos consumidores identificou corretamente os níveis de proteína em apenas três itens, embora mais da metade dos consumidores afirmem que a alta proteína é um atributo importante em suas compras.

No entanto, a Nielsen disse que os consumidores ainda tomam 60% de suas decisões de compra no supermercado. “À medida que os consumidores aderem a dietas específicas e aprimoram seus hábitos de compra, os fabricantes e varejistas têm uma oportunidade de promover o conteúdo de proteína diretamente na embalagem ou com sinalização na loja, mesmo para produtos no qual tal índice parece óbvio”, disse a organização.

Equipe Suino.com

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