A agência reguladora norte-americana FDA (Food & Drug Administration) anunciou o  plano de, em cinco anos, descrever todas as formas de dosagem e aplicações de antimicrobianos sob supervisão veterinária. A informação é do Feed Stuffs.

Scott Gottlieb, comissário da FDA, disse ser fundamental a implementação de boas práticas de manejo antimicrobiano, visando preservar a saúde humana e animal, além de novas medidas para retardar o desenvolvimento da resistência aos antibióticos e ampliar a utilidade desses medicamentos.

Para promover esses esforços, Gottlieb disse que a agência vai “expandir as ações existentes da FDA e lançar algumas novas. “Nosso objetivo é reduzir o uso excessivo de drogas antimicrobianas e combater a crescente ameaça de resistência”.

Embora progressos importantes tenham alcançados, Gottlieb disse que “é necessário mais trabalho para enfrentar o complexo desafio da resistência antimicrobiana”.

Para a FDA, “antimicrobianos importantes só devem ser usados ​​quando necessário para tratar, controlar ou prevenir doenças”. Além disso, quando tal uso é necessário, esses antimicrobianos devem ser usados ​​da maneira correta, sob a supervisão de um veterinário licenciado.

Algumas das questões abordadas no plano incluem o estabelecimento de durações apropriadas do uso de antimicrobianos e a descrição de todas as formas de dosagem mediante supervisão veterinária, disse Gottlieb. A FDA também desenvolverá novas estratégias para promover a administração antimicrobiana em animais de estimação.

Equipe Suino.com

Leia a notícia original