O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil espera a reabertura do mercado de carne bovina com os Estados Unidos. Representantes dos dois países se encontram nesta semana para retomar as conversações, informou o site Global Meat News.

O ministro da agricultura, Blairo Maggi, espera que os norte-americanos retomem a importação de carne in natura brasileira até o fim do semestre. As exportações para a América do Norte foram suspensas em junho de 2017 devido a alegação de presença de nódulos na carne bovina enviada, além de preocupações de longo prazo com a corrupção dentro do mercado brasileiro de carnes, principalmente com relação às empresas JBS e BRF.

Os escândalos envolvendo a indústria da carne brasileira continuam gerando reflexos. Na semana passada, a Comissão Europeia propôs a suspensão de importação de carne de 20 empresas brasileiras, com votação unânime em uma reunião do comitê.

Maggi defende a carne do Brasil, afirmando que os problemas verificados não dizem respeito a todo o mercado, mas a algumas empresas. Além disso, o ministro acredita que a comunidade europeia aproveita a situação para defender os interesses dos produtores locais.

“O que a Europa está fazendo conosco não se refere à saúde humana ou animal. A restrição de mercado deve-se ao ótimo desempenho que o Brasil tem lá. E os produtores europeus não querem a presença do Brasil, eles querem uma concorrência menor, pois eles têm preços mais altos”, alegou.

Redação Suino.com

Leia a notícia completa