Pesquisa está sendo feita no Canadá

A empresa biofarmacêutica Medicago anunciou que sua vacina contra o covid-19 teve resultados positivos em camundongos apenas 10 dias após uma dose única, segundo informações do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações Agro-biotecnológicas (ISAAA). A Medicago, do Canadá, usa tecnologia proprietária baseada em plantas para desenvolver vacinas terapêuticas baseadas em proteínas.

Isso porque, em vez do desenvolvimento tradicional de vacinas, a empresa usa VLPs que imitam a forma e as dimensões de um vírus. Esses resultados positivos são fundamentais para iniciar um estudo clínico em voluntários saudáveis, de acordo com Nathalie Landry, vice-presidente executiva de assuntos científicos e médicos da Medicago.

“Esses resultados positivos são fundamentais para iniciar um estudo clínico em voluntários saudáveis. Quando os resultados de uma segunda dose de ‘reforço’ estiverem disponíveis, a Medicago enviará um pedido de teste clínico à Health Canada e uma submissão de novos medicamentos sob investigação à FDA nos Estados Unidos para permitir o início de ensaios clínicos em humanos neste verão “, indica ela. “Estamos muito animados com esses resultados promissores e alcançados com nosso candidato a vacina derivado de plantas desenvolvido no Canadá”, completa.

Embora a dosagem precisa da vacina em humanos ainda não tenha sido determinada, a Medicago estima que suas instalações atuais no Quebec e na Carolina do Norte possam produzir até 20 milhões e 100 milhões de doses anuais, respectivamente, de vacinas COVID-19 de grau farmacêutico.

Fonte: Agrolink