Autoridades de saúde dos EUA disseram nesta terça-feira(25) que começou o primeiro experimento clínico para testar o medicamento antiviral experimental da Gilead Sciences, o remdesivir, em pacientes hospitalizados com o coronavírus.

O primeiro participante do experimento é um norte-americano que foi repatriado após ter sido colocado em quarentena no navio de cruzeiro Diamond Princess e o estudo está sendo conduzido no Centro Médico da Universidade de Nebraska em Omaha, de acordo com o National Institutes of Health (NIH), agência do governo dos EUA para pesquisa médica.

A China concedeu três patentes para o remédio antiviral Remdesivir, que está sob testes clínicos para tratar a doença de novo coronavírus (COVID-19), de acordo com comunicado publicado pela Xinhua nesta terça-feira.

A empresa farmacêutica americana Gilead Sciences solicitou oito patentes para o remédio, três das quais foram aprovadas e as outras cinco estão sendo revisadas, disse He Zhimin, vice-diretor da Administração Nacional de Propriedade Intelectual em uma coletiva de imprensa.

As oito patentes cobrem as estruturas essenciais e similares dos compostos, métodos de fabricação e aplicações, disse He.

O ensaio clínico do medicamento está atualmente em progresso e os resultados devem ser publicados em 27 de abril, acrescentou He.

Fonte: Reuters