O site National Hoh Farmer publicou um resumo de um estudo conduzido por vários pesquisadores da University of Minnesota Veterinary Population Medicine Department e da Universitat Autònoma de Barcelona. A pesquisa mostrou o padrão cíclico da Influenza, que ocorre principalmente em períodos de alta umidade do ar e mudanças constantes de temperatura.

A Influenza gera um custo elevado em toda a cadeia de produção suína e entender esta epidemiologia pode ajudar a controlá-la, diz o site. O estudo estimou a prevalência e a sazonalidade da influenza nos rebanhos, medido a relação entre a doença e as condições meteorológicas, caracterizando a diversidade genética da gripe ao longo do tempo.

Os pesquisadores acompanharam 34 rebanhos reprodutores, monitorando a influenza em leitões durante mais de cinco anos. A prevalência da influenza aguda nos rebanhos foi 28% em média, variando de 7% a 57%, seguindo um padrão cíclico. Os picos ocorreram principalmente no início do inverno e no fim da primavera, com substancial baixa durante o verão. O estudo descobriu ainda que o padrão meteorológico da influenza prevalece, mesmo em leitões criados em ambientes climatizados.

A Influenza suína possui uma ampla variedade genética. No estudo, os pesquisadores encontraram mais de 10 tipos: 21% das granjas apresentaram três variações do vírus, 18% duas e 41% apenas um.

Leia mais

Tradução livre pela equipe Suino.com