Após uma decisão de 2015 da Organização Mundial de Saúde para rotular o glifosato, o principal ingrediente dos produtos Roundup da Monsanto, um provável carcinógeno, foram arquivadas centenas de ações judiciais contra a empresa. Agora, os mais de 300 casos nos tribunais federais dos Estados Unidos foram reunidos e serão apresentados diante do juiz distrital Vince Chhabria, de São Francisco. Trata-se do primeiro caso deste tipo a ser julgado nos Estados Unidos. A informação é do Modern Farmer.

A Monsanto diz que as alegações sobre a conexão do glifosato com o câncer são baseadas em uma ciência obscura. Já os autores das acusações dizem que examinaram e estão usando uma ampla gama de estudos.

Esta semana, o juiz Chhabria está ouvindo depoimentos de especialistas: oncologistas, toxicólogos, profissionais de saúde pública e outros. Apontada como “semana da ciência”, este trecho do julgamento permitirá que o juiz Chhabria decida quais especialistas e quais dados serão apresentados no julgamento. É uma parte extremamente importante do processo. Chhabria tem a capacidade de paralisar efetivamente os argumentos de ambos os lados, utilizando testemunhas especializadas importantes.

O Roundup é um dos herbicidas mais utilizados no mundo.

Leia a notícia completa em inglês

Tradução equipe Suino.com