Relatório da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina sugere que os Estados Unidos adotem “medidas ousadas” para melhorar a medição, monitoramento e registros das emissões de gás metano causadas por atividades humanas. A informação foi divulgada no site Feed Stuffs.

Mais dados sobre o metano – um gás de efeito estufa que contribui para a poluição do ar e ameaça a segurança pública e dos trabalhadores – ajudariam a tomar melhores decisões relacionadas ao clima, economia e saúde humana, diz o relatório.

“O metano está recebendo mais atenção porque é um gás de efeito estufa potente e de curta duração cujas emissões só aumentam”, disse James W.C. White, professor de ciências geológicas na Universidade do Colorado e presidente do comitê que conduziu o estudo. “Houve avanços recentes em nossas habilidades para medir e monitorar o metano de muitas fontes, e agora precisamos fortalecer e interligar essas diferentes abordagens”.

Emissões antropogênicas de metano (causadas pelo homem) abrangem vários setores da economia, como energia, agricultura e resíduos. Existem várias razões, além das mudanças climáticas, para medir, monitorar e rastrear as emissões de metano, disse o comitê. Por exemplo, monitorar as emissões de metano é importante para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores em indústrias como a mineração de carvão, e a recuperação do metano pode ter um benefício econômico como fonte de energia.

Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução equipe Suino.com