A avicultura brasileira continua sofrendo com embargos e restrições de países da União Europeia pelo risco de contaminação de salmonela. Desta vez, o controle de fronteira do Reino Unido, da Holanda e da Alemanha rejeitaram dez remessas de frango congelado importado do Brasil.

De acordo com informações postadas no site Global Meat News, especializado no mercado mundial de proteína, quatro das recusas vieram do Reino Unido e da Alemanha, enquanto duas vieram da Holanda. Os países informaram que foi identificado um risco grave de contaminação por salmonela na carne de frango do Brasil entre abril e junho de 2018.

Para Farzad Henareh, vice-presidente de desenvolvimento comercial e de negócios da Stericycle Expert Sulutions, as recentes identificações são reais e prejudicarão o país na busca pela retomada do crescimento no comércio avícola. Segundo ele, as estratégias de negociação entre o Brasil e a Europa não estão funcionando como o planejado.

“O Brasil tem pressionado a União Europeia por meses, tentando em vão remover as restrições em torno das exportações de carne de frango e de aves para trazer a indústria de volta ao equilíbrio”, comenta.

A União Europeia informou que, no período de janeiro a maio desse ano, o continente importou mais de 110 mil toneladas de carne de aves do Brasil, o que representa uma queda de 42% em relação ao mesmo período de 2017. Nesse cenário, Habareh comemora os efeitos da dura política de proteção à segurança alimentar promovida pela União Europeia.

“O lado bom disso estar acontecendo é que uma comida potencialmente perigosa não irá chegar nos nossos pratos. Temos que garantir a segurança alimentar”, conclui.

 

Fonte: Agrolink/Leonardo Gottems