Marcado por discussões sobre manejo e conservação de solos, o segundo dia da Expodireto Cotrijal 2018, 6/3, recebeu 55 mil pessoas, representando um aumento de 6% em relação ao ano passado. Somado aos 25,1 mil visitantes do primeiro dia, a feira já passa de 80 mil visitantes, restando três dias de atividades.
O número é considerado positivo pelo vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder. Em coletiva à imprensa no final da tarde, ele destacou que a expectativa é que o público cresça nos dois próximos dias, tradicionalmente os de maior visitação nos últimos anos.

Schroeder apontou que o principal foco desta edição é a tecnologia e que o dia foi marcado pela visitação de excursões organizadas por cooperativas e associações com produtores dispostos a conhecer o que há de mais moderno em tecnologias em máquinas e equipamentos agrícolas.

“Estamos muito satisfeitos com os dois primeiros dias de exposição, onde já aconteceram muitos eventos importantes, como o Fórum Nacional do Milho, o Fórum Nacional da Soja, que fazem com que a Expodireto cada vez mais cumpra o importante papel de desenvolver as comunidades e a sociedade como um todo”, afirmou o dirigente.

A grande vitrine do agronegócio também abre suas portas para debater os avanços da energia fotovoltaica e a necessidade da sua aplicação no campo com a palestra com o engenheiro agrônomo e associado da Cotrijal Udo Schmiedt, proprietário da empresa Tropical Energia, no auditório da produção.

Prestigiaram a abertura da programação, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o vice-presidente, Enio Schroeder, conselheiros, líderes da cooperativa, associados, produtores e público em geral no parque.

“Precisamos debater as energias renováveis, pois pelo assunto passa o futuro do nosso país. Já avançamos muito, mas olhando para países desenvolvidos vemos que ainda temos um longo caminho a percorrer, por isso a importância de debater o tema durante a Expodireto Cotrijal”, mencionou Nei César Mânica. O vice-presidente completou, dizendo que pensar sustentável, através de energias renováveis, é se preocupar com as gerações e com o planeta a longo prazo.

Schmiedt acredita que a Expodireto Cotrijal é um momento pertinente para debater o assunto, pelo alcance que a feira tem e, principalmente, por ser referência em inovação e tecnologia. Pulverizador elétrico, trator dirigido por celular, colheitadeira automotriz elétrica e trator elétrico são algumas das novidades que o engenheiro agrônomo diagnostica para o agronegócio nos próximos anos. Tecnologia que exige fontes alternativas de produção de energia. “Cada dia que passa o campo está evoluindo e, com isto, vem a necessidade de ter energia para alimentar o futuro desta geração e das próximas. Precisamos estar preparados para esta tecnologia que vai chegar a nós”, alerta.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal