As exportações de milho seguem em alta. Em agosto, até a terceira semana, o Brasil exportou 3,3 milhões de toneladas do grão, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A média diária foi de 235.860 toneladas, 113,2% a mais que a média embarcada por dia em julho deste ano. Na comparação com agosto de 2016, o volume exportado diariamente aumentou 111,5%.

De acordo com projeções da Scot Consultoria, se este ritmo continuar, a estimativa é de que as exportações brasileiras superem as 5,4 milhões de toneladas no acumulado de agosto. Para uma comparação, em agosto do ano passado foram embarcadas 2,56 milhões de toneladas do cereal.

A boa disponibilidade de milho e as quedas de preços no mercado interno, que aumentaram a competitividade do milho brasileiro no mercado internacional, são os principais fatores de alta das exportações desde julho.

Em agosto, o preço médio do milho exportado pelo Brasil foi de US$ 155,55 por tonelada, frente ao patamar acima de US$ 175 por tonelada no começo deste ano.

Fonte: Scot Consultoria