Uma indústria de carne na Irlanda do Norte desenvolveu o que se afirma ser o primeiro bacon do mundo que está livre de nitritos e que “reduz o risco do câncer do bacon”. A informação é do The Pig Site.

Batizado de ‘Naked Bacon’, o novo produto foi desenvolvido pela Finnebrogue Artisan. A empresa afirma que trabalhou com químicos espanhóis que conseguiram produzir bacon que não inclui nitritos de legumes ou agentes de cura, fazendo com que o ingrediente tradicional do café da manhã de muitos países seja mais saudável.

Após cinco anos de pesquisa, o novo bacon é o primeiro a ser completamente livre de nitritos e conservantes. Após o desenvolvimento bem sucedido de bacon sem nitrito, a empresa lançará em breve salsichas e presunto de carne suína também isentos de nitritos.

O propósito da adição de nitritos é dar à carne curada a cor rosa característica, textura, sabor e também ajudar na conservação. O novo aroma natural utilizado é produzido a partir de extratos naturais de frutas e especiarias mediterrâneas. E, em testes de gosto cegos independentes, os consumidores disseram que era tão bom ou melhor do que a carne tradicionalmente curada.

Todos os anos, os britânicos comem 159 milhões de quilos de bacon, no valor de quase £ 1 bilhão em vendas no varejo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisa atualmente que o bacon curado com nitritos é tão perigoso quanto o amianto e o tabagismo, porque os produtos químicos produzem nitrosaminas cancerígenas quando ingeridas. Eles estimaram que cerca de 34.000 mortes por câncer de cólon e intestino a cada ano são diretamente atribuíveis à dietas com alta ingestão de carne processada. A OMS também calculou que, comer duas fatias de bacon curado com nitrito por dia aumenta o risco de contrair câncer intestinal em 18%.

Disponível em lojas e supermercados este mês, o novo bacon sem nitrito é vendido a £ 2,99 (€ 3,38, US $ 4,06) por um pacote de 200 gramas.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com