Programa historicamente líder de audiência e assistido por milhões de brasileiros, o Fantástico colocou em destaque o potencial da carne suína brasileira na série Fórmula do Sabor. No último domingo, 23/06, o programa contou a história do empreendimento do chef Jefferson Rueda, que teve seu restaurante classificado no ranking dos 50 melhores do mundo. Rueda é proprietário do restaurante “A Casa do Porco”, localizado em São Paulo, que tem como especialidade a carne suína. A matéria do Fantástico mostrou a relação do chefe com a proteína e como ele prepara os pratos.

A matéria mostra a estratégia do chef ao escolher criar um restaurante voltado apenas para a carne suína como proteína. Ele observou que era baixa a presença de carne suína nos restaurantes e decidiu ter um negócio voltado para a sua valorização. Além disso, o chef sempre consumiu carne suína e, por isso, também sentia a necessidade de levar a sua origem e a sua história para o seu trabalho.

Rueda garante que a receita para o sucesso de seu restaurante, com extensas filas de espera, está na memória afetiva que a proteína remete. Por ser um alimento que está na maioria dos lares brasileiros, principalmente no interior do país, os pratos à base de carne suína despertam a sensação de nostalgia e aproximam as pessoas em um ambiente familiar. Rueda traz em sua cozinha o toque de simplicidade da comida de vó aliado à sofisticação da gastronomia.

O chef também destacou a importância de acompanhar a procedência da carne e mencionou que tem contato direto com a produção da carne suína, sempre atento aos selos de inspeção. “Não adianta ter um produto de excelência e não usar ele com excelência”, opinou Rueda, que diz aproveitar toda a proteína em seu restaurante, elaborando receitas variadas, “do focinho ao rabo”. Prova disso foram as várias opções apresentadas por ele, como torresmo, linguiça de paleta, costela com batata e lombo à milanesa.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, reforçou a importância de grandes produções de televisão, como o Fantástico, mostrar como a proteína pode ser o tempo todo reinventada. “O destaque que o Fantástico deu à carne suína mostra que o nosso trabalho tem trazido resultados cada vez melhores. É um orgulho para nós, que buscamos a desmistificação da carne suína entre os consumidores brasileiros, a valorização da proteína e sua versatilidade. A suinocultura se destaca cada vez mais na mídia como um bom negócio e a ABCS vai continuar trabalhando para transferir através do Escolha Mais Carne Suína o valor e o significado do produto ao consumidor”.

Fonte: ABCS