Para resolver os desafios da fome e da má nutrição na América Latina e no Caribe, são necessárias novas e inovadoras ideias. Encontrar essas soluções e dá-las a maior disseminação possível é a finalidade da primeira edição do Prêmio de pesquisa em inovação em políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

prêmio é organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, Clacso.

Seu principal objetivo é coletar as pesquisas mais inovadoras na América Latina e no Caribe em duas áreas: i) governança em políticas públicas e ações em segurança alimentar; ii) políticas públicas e ações voltadas para a construção de sistemas alimentares sustentáveis.

No campo da governança, são buscadas pesquisas que analisem as relações de poder entre os atores, os desafios da coordenação política e participação social, e as ferramentas de gestão pública, entre outros.
Sobre os sistemas alimentares, o prêmio busca pesquisas que analisem formas de torná-los inclusivos no combate à má nutrição em todas as suas formas, com uma abordagem territorial.
O prazo para o envio dos trabalhos é até 1º de agosto de 2018. Para mais informações sobre as inscrições, veja aqui.

Categorias e prêmios
O prêmio contempla duas categorias de participação nas quais haverá três vencedores em cada uma: i) artigos publicados e ii) ensaios inéditos.

Os vencedores de cada categoria viajarão com todas as despesas pagas à Buenos Aires, para participar da 8ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, em novembro de 2018, onde poderão apresentar seus trabalhos.

Além disso, os artigos e ensaios vencedores farão parte de uma publicação editada pela FAO para apoiar os países da América Latina e do Caribe a elaborar e implementar melhores políticas públicas sobre segurança alimentar.

Fonte: Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)