Aos poucos, os resultados evidentes das principais empresas de produção de carne suína na China mostram o colapso que vem sendo provocado devido a queda dos preços da carne com a doença.

A queda nos preços da proteína levaram a líder na produção de suínos Chuying Agropastoral Group projetar uma perda de CNY1.6 bilhões nos primeiros três meses de 2019, um colapso dos 377 milhões de yuan de lucro no período.

Da mesma forma, a principal produtora de suínos e rações, Tian Bang (também conhecida como Tech Bank Food Co), declarou que seu lucro diminuiu 1.032% após queda de 10% no comparativo anual de preços de suínos em sua base de referência na província de Guangxi. A empresa vendeu 762.600 suínos no primeiro trimestre a uma média de CNY11.17 / kg.

O preço se estabilizou em março em 13,34 iuanes / kg, mas esse valor continua longe de alcançar os 22 ienes / kg pagos em 2015, na última onda de alta nos preços do suíno chinês.

As enormes perdas são preocupantes para a Chuying, que tem procurado expandir as atividades mesmo com o período difícil, a fim de melhorar as margens. A empresa firmou parceria com a líder de petróleo Sinopec para distribuição de produtos, ao mesmo tempo em que expande as filiais da cadeia de restaurantes de fast food “Sha Xian” no sul da China e investiu em uma fazenda no Tibete para produzir pernil suíno artesanal de alto valor de mercado.

A febre suína africana deixa como consequência um impacto transformador no setor de suínos da China, de acordo com analistas da indústria. Os canais de investimento, os custos e a produção das grandes empresas são mais eficientes em relação a empresas menores, que provavelmente serão forçadas a encerrar suas atividades, de acordo com nota publicada esta semana por Ouyang Yu Jian da Chuan Cai Securities. “Em volume, grandes empresas respondem por apenas 10% da produção de suínos da China, em comparação com 90% na União Europeia e nos Estados Unidos”.

Outras vozes da indústria também apostam em mudanças devido a epidemia. As 22 maiores empresas produzirão 15% do total de suínos da China em 2020, previu Xie Zhiyou, analista do setor de carne da Galaxy Títulos.

Fonte: Global Meat News

Editado pelo Suino.com