A febre suína africana parece estar fora de controle na China. Autoridades locais informaram que a primeira grande fazenda comercial foi atingida, no município de Tianjin, a 9ª província a confirmar um surto – e pelo que tudo indica, há muito mais surtos acontecendo do que está sendo confirmado pelos canais oficiais. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Pig Progress.

O plantel da fazenda comercial atingida era de 19.938 suínos, de acordo com as autoridades chinesas. Esta, até agora, é a maior fazenda a relatar o vírus da peste suína africana. A província de Liaoning, no norte do país, vem registrando muitos surtos e lidera a contagem, conforme a OIE, com 14 casos.

Os preços dos suínos vêm caindo no nordeste da China, já que produtores não podem transportar animais para fora de suas províncias. No sul do país, no entanto, os preços vêm aumentando. Segundo analistas, com a confirmação da doença em uma grande fazenda, a situação fica mais séria. O mercado sugere, inclusive, que as empresas devem repensar ou retardar seus planos de expansão de produção.

Além deste grande surto, as autoridades chinesas relataram mais dois surtos na província de Liaoning, em fazendas de 1.571 porcos e 270 porcos. Várias fontes relataram de forma independente ao Pig Progress que nem todos os surtos de peste suína africana na China tem sido relatados. Muitas fazendas estão eliminando animais devido à doença, mas nenhum relatório oficial vem sendo feito.

A OIE também confirmou, no entanto, que uma 9ª província foi atingida pelo vírus, como também foi confirmado na província de Tianjin. Este surto foi notado pela primeira vez em 10 de outubro. Ele ocorreu em uma fazenda com 639 suínos, dos quais 292 foram encontrados infectados. No total, 189 animais já haviam morrido – e os outros 450 foram abatidos.

Tianjin é um dos quatro municípios governado diretamente pelo governo chinês. É uma das áreas mais densamente povoadas da China, com mais de 15 milhões de habitantes. A cidade está localizada ao lado do município de Pequim e serve como porto para a capital do país.

Equipe Suino.com

Leia a notícia original