A 15ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão – Agritec começou nesta terça-feira, 24, e segue até quinta, 26, em São Raimundo das Mangabeiras-MA. A Embrapa Cocais marcará presença no evento com a realização de três palestras técnicas: “A cultura da mandioca e formas de propagação de manivas biofortificadas”, “Sistema alternativo de galinhas caipiras” e “Importância dos cultivos biofortificados: segurança alimentar e nutricional”, todas no dia 25 de abril.

A Unidade da Embrapa no Maranhão também realizará durante o evento o Programa Embrapa & Escola e prospecção de demandas para pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologias.

As ações de natureza educativa do Programa Embrapa & Escola serão realizadas para estimular o interesse pelo conhecimento científico em crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais. Acompanhando as apresentações do Teatro de Fantoches e das Rodas de Conversa da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED-MA, o Programa vai trazer conhecimentos sobre resultados da pesquisa agropecuária.

Segundo o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais, Carlos Vitoriano, a expectativa é que a presença da pesquisa agropecuária deixe contribuição efetiva, que faça diferença para o produtor, especialmente o familiar, público-alvo do evento. “Afinal, a Feira é um espaço de capacitação, troca de tecnologias e conhecimento em benefício do pequeno agricultor maranhense”.

Sobre a Agritec

Garantir o acesso do agricultor familiar ao conhecimento e às novas tecnologias, de modo que ele possa melhorar a produção quantitativa e qualitativamente. Esse é o principal objetivo do evento. As Agritecs são itinerantes, visitando vários municípios maranhenses todos os anos. Além disso, as feiras são um espaço reservado à divulgação e à comercialização dos produtos dos agricultores familiares e de acesso às instituições financeiras, entre outras oportunidades.

O evento é uma promoção do Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema SAF, composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com a Embrapa, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e movimentos sociais, como Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ), Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras (MIQCB) e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF-MA).

Números

De 2015 a 2017, a Agritec já alcançou um público de mais de 150 mil pessoas em 175 municípios de dez territórios maranhenses. Foram movimentados cerca de R$ 15 milhões em investimentos e comercialização via contratos com instituições financeiras, levando um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural, oferecidos pelo Governo do Maranhão. Ao todo, as Feiras já capacitaram mais de 15 mil agricultores familiares.

Fonte: Embrapa Cocais
Foto: divulgação