Cientistas Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo método, rápido e de baixo custo para detectar bactérias na água ou em uma amostra de alimentos, informou o site Feed Stuffs no dia 26 de janeiro. Assim que estiver disponível comercialmente, o teste será útil para cozinhar utilizando frutas e vegetais frescos, por exemplo, além de ajudar os trabalhadores no campo a responder a desastres naturais.
“A maioria das pessoas ao redor do mundo cozinham vegetais antes de comer, mas aqui nos EUA, mais e mais pessoas gostam de comer esses alimentos crus. Isso nos faz acreditar que fazer uma prova rápida em casa seria uma boa ideia”, disse a cientista Lili He, especialista em detecção de contaminação alimentar.
Ela acrescentou: “A contaminação microbiana é um assunto de pesquisa importante neste momento. Tem sido um problema há muito tempo, mas agora é a preocupação número um na segurança alimentar dos EUA”.
Lili He e seus colegas criaram um chip de detecção de bactérias sensível e confiável que pode testar se o espinafre fresco ou o suco de maçã, por exemplo, carregam carga bacteriana. O chip, usado com um microscópio de luz para detecção óptica, opera com o que ele chama de “molécula de captura”, que atrai e se liga a qualquer bactéria.
Tradução livre equipe Suino.com