Estão proibidas aves domésticas e selvagens, carne de aves, pintos de um dia, ovos e sêmen originários da Dinamarca, Suécia e França, além de suínos domésticos e selvagens e carne suína da Malásia.

O Departamento de Agricultura (DA) está proibindo temporariamente as importações de aves de mais três países, bem como produtos suínos da Malásia, devido aos casos relatados do vírus aviário e da Peste Suína Africana (PSA).

Em memorandos separados assinados pelo Secretário da Agricultura William Dar, o DA emitiu uma proibição temporária da importação de aves domésticas e selvagens e seus produtos, incluindo carne de aves, pintos de um dia, ovos e sêmen originários da Dinamarca, Suécia e França.

Isso foi em resposta aos surtos em andamento relatados do vírus H5N8 da influenza aviária altamente patogênica (HPAI).

O DA também está ordenando a paralisação e confisco das remessas de commodities para o país por todos os oficiais / inspetores de quarentena veterinária do DA em todos os principais portos.

Em despacho à parte, o DA também emitiu uma proibição temporária da importação de suínos domésticos e selvagens e seus produtos, incluindo carne suína da Malásia.

Uma moratória sobre qualquer candidatura da Malásia como importador credenciado de suínos vivos, carne suína e seus subprodutos também é imposta.

As ordens entraram em vigor em 23 de março.

Fonte: Suinocultura Industrial