De acordo com consultoria, frente fria e circulação dos ventos favorecem formação de nuvens carregadas

A passagem de uma frente fria vai favorecer a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva por todo o Brasil durante os próximos dias. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, a passagem desse sistema, e circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, forma nuvens de chuva sobre várias áreas do Sudeste. “O ar úmido e quente forma nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil. O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste”, afirma a consultoria.

“Atenção para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento (isolada) na serra do Rio Grande do Sul, no centro, sul, leste e norte/ nordeste de Santa Catarina, no sul, centro e noroeste do Paraná, no Mato Grosso do Sul, no centro, oeste, sul e norte de Mato Grosso, no sul de Goiás”, afirma a previsão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, para as próximas 24 horas, alerta amarelo de tempestade válido na região Central do Brasil. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação oficial do Inmet.

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, no domingo (10), uma nova frente fria deve entrar pela faixa oeste da região Sul do Brasil. Com esse novo sistema, o norte do Rio Grande do Sul deve receber acumulados entre 20mm e 50mm.

O modelo mostra também chuvas expressivas para Santa Catarina e Paraná, com tendência de evolução do sistema para as demais áreas do país ainda no domingo. Se confirmadas, as chuvas chegarão com volumes significativos no Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais.

Fonte: Notícias Agrícolas