O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) do Brasil promovem, de 17 de setembro a 19 de outubro, o Fórum Virtual de Governança Fundiária. Com o tema “Inclusão, oportunidade e autonomia para a agricultura familiar”, o Fórum está disponível na plataforma online , que pode ser acessada de forma gratuita.

O evento, que discute a governança da terra na América Latina, teve sua abertura nesta segunda-feira (17). Já estão disponíveis os vídeos de apresentação de Manuel Otero, diretor-geral do IICA; Jefferson Coriteac, secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário; e Raquel Santori, subsecretária de Reordenamento Agrário. Além disso, também pode ser acessada a palestra magna, ministrada por Ademir Cazella, especialista na área de Desenvolvimento Territorial Sustentável em Zonas Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“A iniciativa busca promover pontes e intercâmbios de práticas de gestão do conhecimento entre regiões, países e áreas temáticas altamente relevantes para o desenvolvimento rural”, declara Breno Tiburcio, especialista em Produtividade e Sustentabilidade da Agricultura Familiar do IICA. Segundo ele, a ação conjunta entre SEAD e IICA “pretende fortalecer a cooperação Sul-Sul, impulsionando inovações da região para apoiar a transformação rural e a troca de soluções entre os países do Sul do mundo”.

Metodologia interativa

Durante as cinco semanas de realização do Fórum Virtual, pesquisadores e especialistas latino-americanos farão palestras – disponibilizadas em português e espanhol – sobre os temas de regularização fundiária, juventude rural, mulheres rurais e de promoção comercial dos empreendimentos familiares. Para assistir às palestras não é necessária a inscrição, mas é preciso se inscrever para enviar contribuições ao debate e interagir com os demais participantes no Fórum, que terá moderadores especializados.

O Fórum Virtual de Governança Fundiária foi estruturado de forma que as questões estratégicas de sustentabilidade do meio rural possam ser tratadas pelas mais variadas organizações e instituições ligadas ao setor da agricultura familiar e camponesa nas diversas regiões do planeta. Para o secretário especial Jefferson Coriteac, o evento “vai estreitar parcerias internacionais e contribuir na discussão e aprimoramento das políticas públicas de reordenamento agrário”. A iniciativa tem apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Programa Regional FIDA-Mercosul “Diálogo sobre políticas públicas no âmbito da agricultura familiar e segurança alimentar no Cone Sul da América Latina”.

O evento terá quatro eixos temáticos: Acesso à Terra e Regularização Fundiária; Promoção Comercial dos Estabelecimentos e Empreendimentos Familiares; Acesso dos Jovens à Terra: instrumentos de financiamento, sucessão rural e viabilização socioeconômica dos estabelecimentos familiares; e Questões de Gênero na Política Fundiária: empoderamento das mulheres no sistema produtivo da agricultura familiar. O Eixo 1 estará disponível para acesso a partir do dia 24 de setembro.

Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Fonte: Assessoria de Imprensa