Pela destacada contribuição à agricultura brasileira, Francisco Turra, presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), receberá a Medalha Mérito Apolônio Sales. A distinção, concedida pelo Ministério da Agricultura, é entregue nesta terça-feira (19/12), em Brasília.

Em correspondência enviada a Turra para informar sobre a homenagem, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, destacou que “a menção honrosa visa reconhecer e agradecer aos ex-ministros pelos relevantes serviços prestados em prol da agricultura”.

– É uma honra muito grande receber este reconhecimento. O trabalho para ajudar o agronegócio a se desenvolver não tem trégua. Estamos sempre obtendo avanços, isso que é importante – afirma Turra.

Antes da cerimônia, os ex-ministros da pasta se reúnem com o ministro Blairo Maggi, no gabinete, às 10h. Depois seguem para o auditório, no térreo do edifício-sede do Ministério da Agricultura, onde serão entregues as homenagens.

O nome da medalha reconhece o engenheiro agrônomo nascido em Pernambuco Apolônio Jorge de Faria Sales, ministro da Agricultura em diferentes governos e senador da República. A distinção foi criada em 1987.

Natural de Marau, Francisco Turra é presidente da ABPA desde 2014. Em mais de 40 anos de vida pública foi prefeito de sua cidade natal, deputado estadual e federal, presidente da Conab, diretor de agronegócios da Fiergs e do BRDE. Em 1998, comandou o Ministério da Agricultura. Entre outras realizações, criou programas como o Moderfrota, voltado para o financiamento de equipamentos agrícolas.

Assessoria de imprensa ABPA