Modelo Cosmo começa sinalizar possibilidade de chuvas no oeste do PR na semana que vem

Com a entrada de uma nova massa de ar frio no Brasil, a madrugada desta sexta-feira (7) já foi de temperaturas mais baixas em toda a região Sul do Brasil, com várias áreas do Rio Grande do Sul registrando mínimas de 1ºC e mínimas entre 5ºC e 6ºC no Paraná.

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que o sistema ganhe ainda mais intensidade, aumentando o risco de geadas na próxima madrugada em todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com intensidade entre fraca e moderada.

O modelo de previsão de temperatura, também do Inmet, prevê mínimas entre 2 e 6 graus para o Rio Grande do Sul, centro-este de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. O ar frio de origem polar atua com força sobre o estado de São Paulo e a temperatura cai em todas as regiões. A tarde dessa sexta-feira poderá ser a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo.

A entrada do ar frio influenciou a formação do fenômeno conhecido como friagem, com declínio nas temperaturas por todo o país. “Com excesso de nebulosidade e a presença do ar frio, Rio Branco poderá registrar a madrugada e a tarde mais fria do ano até agora”, acrescenta a previsão da Climatempo.

Já em relação a previsão de chuva, o modelo Cosmo indica a permanência de tempo seco em todo Brasil Central durante o final de semana. Áreas de instabilidades atuam sobre o Paraná, podendo favorecer a formação de nuvens no leste do estado nas próximas 24 horas. A meteorologista destaca, no entanto, que as chuvas acontecem de forma irregular e com volumes baixos.

Fonte: Notícias Agrícolas com adaptações Suino.com